metropoles.com

Com apoio da base de governo, PPCub deve ser votado na quarta. Oposição é contra plano

Plano, tal qual está redigido, autoriza uma série de mudanças com potencial para desfigurar a área central como concebida por Lucio Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Brasília (DF) 06/12/2024PPCUB: Plano Piloto pode ter área ur
1 de 1 Brasília (DF) 06/12/2024PPCUB: Plano Piloto pode ter área ur - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Em reunião do colégio de líderes, os deputados distritais decidiram levar o projeto de lei complementar que altera o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB) à votação nesta quarta-feira (19/6). A propósito de criar regras para a preservação da área central do DF, o plano, tal qual está redigido, autoriza uma série de mudanças com potencial para desfigurar a área central como concebida por Lucio Costa e que rendeu a Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Com maioria na CLDF, a tendência é que a bancada governista aprove o PPCub ainda esta semana. Na manhã desta segunda-feira (17/6), o governador Ibaneis Rocha (MDB) defendeu a aprovação do projeto.

“Não vamos deixar que sete deputados de oposição atrapalhem um projeto que visa o desenvolvimento da cidade. Mais uma vez, eles querem o atraso no DF, e nós não podemos mais uma vez trabalhar com o atraso. Temos que trabalhar com o desenvolvimento da cidade, com o desenvolvimento sustentável. Esse é um projeto que foi discutido com a sociedade dentro da Secretaria de Desenvolvimento, com o Iphan, com o setor produtivo e apresentado à sociedade do DF através de diversas audiências públicas”, disse Ibaneis em solenidade no Palácio do Buriti.

Botão PPCUB Leia todas as matérias

Veterano na CLDF, o distrital Chico Vigilante assina documento em que ele e o colega Ricardo Vale, ambos do PT, se posicionam de forma contrária a diversos pontos abordados no PPCub.

Entre as questões críticas ao projeto, Vigilante destaca a autorização para o aumento de três para 12 andares em 16 hotéis que ficam a poucos metros da Esplanada dos Ministérios. “Trata-se de uma modificação enorme no coração do Plano Piloto capaz de desconfigurar a cidade como nós a conhecemos hoje, o que coloca em risco inclusive o título de Patrimônio Cultural de Humanidade. Este é o tipo de mudança que só beneficia os 16 donos de hotéis que serão contemplados”, alerta o parlamentar.

Com mais de mil páginas, o PPCub permite a criação de um camping no início da Asa Sul, com a possibilidade da instalação de quiosques, tendas e trailers no local. Além disso, há uma série de previsões para o adensamento do Plano Piloto, transformando áreas verdes em lotes comerciais. A previsão é que estas áreas repercutam no aumento de adensamento de Brasília, com o acréscimo de, pelo menos, mais 240 mil novos moradores no centro da cidade.

Veja o documento em que Chico Vigilante e Ricardo Vale assinam manifestos com críticas ao PPcub:

Manifesto contrário ao PPCUB by Metropoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?