Com 100 presos infectados, Papuda tem mais casos do que 32 cidades do DF
Complexo só fica atrás do Plano Piloto em número de casos de Covid-19. Além dos internos, há 33 agentes penitenciários com a doença
atualizado
Compartilhar notícia
O número de presos contaminados pelo novo coronavírus dentro do Complexo Penitenciário da Papuda chegou a 100 na tarde desta quarta-feira (22/04). A quantidade equivale a 10,4% de todos os pacientes com a Covid-19 no Distrito Federal, que é de 961, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde.
Se os 33 policiais penais que testaram positivo forem incluídos nessa conta, o índice sobe ainda mais: 13%.
Significa dizer que o sistema prisional da capital do país reúne mais doentes do que cada uma das 32 regiões administrativas, só ficando atrás do Plano Piloto, que registra 200 contaminados.
Só que, no Plano Piloto, moram em torno de 221 mil pessoas no Plano Piloto, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2018, da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Enquanto isso, a comunidade carcerária soma 17 mil pessoas. Ou seja, no Plano, tem um contaminado para cada grupo de 1,1 mil residentes. No caso da Papuda, a média é de 1 infectado para cada 127.
Outro dado chama a atenção: o sistema prisional do DF tem mais doentes com coronavírus do que a soma de infectados em todos os outros presídios do país juntos. Penitenciárias do Pará e São Paulo, por exemplo, computaram somente 5 e 4 casos, respectivamente.
Dos 100 presos diagnosticados com a doença na Papuda, um está internado e 12 se recuperaram.
Hospital de campanha
A situação é considerada tão delicada que o governo local decidiu construir um hospital de campanha na área da Papuda. A unidade terá 40 leitos e será erguida na área do Centro de Detenção Provisósia (CDP).