metropoles.com

Coligação de Ibaneis Rocha contesta apoio do Solidariedade a Izalci

Advogados da coligação de Ibaneis acionaram a Procuradoria Eleitoral após o Solidariedade anunciar que deixou o grupo para apoiar Izalci

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Senador Izalci Lucas, candidato ao governo do Distrito Federal concede entrevista para o Metrópoles
1 de 1 Senador Izalci Lucas, candidato ao governo do Distrito Federal concede entrevista para o Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Advogados da coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB) acionaram a Procuradoria Regional Eleitoral no Distrito Federal (PRE-DF) contra o anúncio do Solidariedade de que deixará o grupo para formalizar apoio à candidatura do senador Izalci Lucas (PSDB) ao Governo do Distrito Federal (GDF).

A informação divulgada pelo Solidariedade nesse domingo (21/8) indicava que a legenda agora integra a Federação PSDB-Cidadania e PRTB, que tem o senador tucano como cabeça de chapa e o presidente do Solidariedade no Distrito Federal, Hélio José, como candidato ao Senado.

Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

A Coligação Unidos pelo DF (MDB, PP, PL, Avante, Solidariedade, PROS, Agir), no entanto, entende que os partidos tinham até o dia 5 para realizar as convenções, sendo admitido prazo até 15 de agosto, período final para registros de candidaturas. Assim, nova ata do Solidariedade seria tardia e não poderia produzir alterações nas coligações já homologadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

Além disso, a coligação do governador alega que a ata de reunião da Comissão Executiva do Solidariedade não seria prova de que houve, de fato, convenção nesse domingo. Assim, os advogados sugerem que a PRE-DF notifique os atuais dirigentes do partido no sentido de apresentarem provas materiais da realização do encontro visando apurar o suposto crime de falsidade com fins eleitorais.

“Dessa forma, diante das suspeitas de não realização efetiva da reunião informada ao TRE/DF, pugna-se na presente Notícia de Fato que a d. Procuradoria Regional Eleitoral/DF solicite ao partido Solidariedade a prova material da realização da reunião, com a presença de todos aqueles citados na lista de presença informada ao TRE/DF”, diz o texto da peça.

Conheça o plano de governo dos candidatos ao Palácio do Buriti

O outro lado

Para o presidente do Solidariedade no Distrito Federal, Hélio José, a comissão executiva do partido tem autonomia para decidir sobre o assunto. Segundo ele, a sigla apoiaria José Antônio Reguffe, caso o senador lançasse candidatura ao GDF. Mas, sem o político do União Brasil, o apoio vai a Izalci.

“A nossa executiva, que é legal, reconhecida pela lei, não quer apoiar Ibaneis, e definimos por unanimidade sair dessa coligação e apoiar a candidatura de Izalci pelo bem de Brasília, para cuidar das pessoas”, afirmou Hélio José.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?