metropoles.com

CLDF vai apurar ligação entre presidente do Iges e interventor

Coluna Grande Angular revelou que presidente do Iges-DF é sócio do interventor no ICTDF, que pode passar a ser gerido pelo instituto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), o deputado distrital Wellington Luiz (MDB), determinou que a Comissão de Transparência e Fiscalização apure a ligação pessoal entre o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, e o interventor no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), Rodrigo Conti.

2 imagens
Rodrigo de Sousa Conti, interventor no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF)
1 de 2

Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 2

Rodrigo de Sousa Conti, interventor no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF)

Renan Lisboa/CLDF

A coluna Grande Angular revelou que Juracy e Rodrigo Conti são sócios em uma empresa aberta em setembro último, em João Pessoa (PB). Na semana passada, o Executivo local enviou à CLDF um projeto de lei (PL) polêmico, que pode transferir ao Iges-DF a gestão do ICTDF. Rodrigo Conti chegou a defender publicamente a proposta.

O presidente da Casa considerou a informação “extremamente grave” e pediu análise da Câmara. “Solicito que a deputada Paula Belmonte, enquanto presidente da Comissão de Transparência e Fiscalização, realize as devidas apurações para que não reste dúvida com relação ao que é apresentado aqui [na reportagem]”, declarou Wellington Luiz, durante sessão nesta terça-feira (23/4).

“É inaceitável – não estou dizendo que é verdade –, mas, se for verdade, é inadmissível que esta Casa seja usada como instrumento para beneficiar algumas pessoas”, completou o presidente da CLDF.

Assista:

O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) também criticou a ligação pessoal entre os gestores. “A pessoa que fez a intervenção no Instituto de Cardiologia é sócia do presidente do Iges-DF. Não dá. Aí, vêm discutir aqui a gestão do Iges-DF no instituto? Não dá”, reforçou.

Deputado da oposição, Fábio Felix (PSol) considerou que a informação veiculada pelo Metrópoles “é grave”. “Vossa Excelência está correta em abrir apuração”, respondeu a Wellington Luiz. “Ela tem de acontecer de forma rigorosa, e esta Casa tem de entender as reais intenções desse projeto [de lei em tramitação na CLDF].”

Confira as documentações dos sócios:

Juracy Cavalcante e Rodrigo Conti são sócios da ERJ, aberta em setembro de 2023, em João Pessoa (PB)
Juracy Cavalcante e Rodrigo Conti são sócios da ERJ, aberta em setembro de 2023, em João Pessoa (PB)

Tanto Rodrigo quanto Juracy são médicos e sócios da ERJ Holding e Participações Ltda. Os dois têm um projeto para uma clínica de neurologia na cidade.

Juracy foi aprovado como presidente do Iges-DF em abril de 2023, mesmo mês em que Rodrigo foi nomeado diretor de Atenção à Saúde do Iges-DF. Cinco meses depois, os dois abriram a empresa na Paraíba.

Dados da Receita Federal detalham que a ERJ é uma sociedade empresária limitada, cuja atividade econômica principal são “holdings de instituições não financeiras”.

Na última terça-feira (16/4), o Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à CLDF um projeto de lei que passa ao Iges-DF a responsabilidade sobre a gestão e a manutenção do ICTDF.

Durante reunião na Casa, nessa segunda-feira (22/4), Rodrigo defendeu que o instituto assuma o hospital. “A intervenção é um modelo de gestão excepcional que deve findar. Particularmente, acredito que o Iges-DF tem plena competência para continuar a gestão. O modelo de gestão e funcionamento do atual corpo clínico deve continuar. O que vejo é a necessidade de uma nova gestão, séria e transparente, para que o ITCDF possa trazer mais benefício para essa população específica [os pacientes atendidos]”, argumentou o médico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?