metropoles.com

CLDF questiona Semob sobre acordo de R$ 7,85 mi com universidade de SC

Secretaria de Transporte e Mobilidade desistiu de fechar acordo com a UnB e assinou convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
Onibus da Marechal na Rodoviaria do Plano Piloto - Transporte público
1 de 1 Onibus da Marechal na Rodoviaria do Plano Piloto - Transporte público - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF) aprovou o requerimento do vice-presidente, deputado distrital Ricardo Vale (PT), que pede informações à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) sobre a contratação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal, ao custo de R$ 7,85 milhões.

O requerimento foi publicado na última terça-feira (27/2), no Diário da Câmara Legislativa (DCL). Como mostrou a coluna Grande Angular, a Semob desistiu de fechar acordo com a Universidade de Brasília (UnB) e assinou convênio com a UFSC.

O contrato com a instituição de Santa Catarina foi assinado em 9 de fevereiro último; 10 dias depois, o secretário de Transporte e Mobilidade Flávio Murilo Gonçalves Prates pediu para deixar o cargo.

2 imagens
Pedido partiu do deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF)
1 de 2

Publicação no Diário da Câmara Legislativa (DCL) dessa terça-feira (27/2)

DCL-CLDF/Reprodução
2 de 2

Pedido partiu do deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF)

DCL-CLDF/Reprodução

As tratativas com a UnB estavam avançadas, e a reitora da universidade, Márcia Abrahão, havia assinado o termo de cooperação em março de 2023. No entanto, dois meses depois, a Semob teria voltado atrás.

O documento aprovado pela chefia da CLDF pediu à Semob cópia integral do convênio firmado com a UFSC, os dados sobre o custo total do contrato para o Distrito Federal e o cronograma de desembolso dos recursos. O requerimento também questiona os motivos pelos quais o acordo não se firmou com a UnB, como previsto inicialmente.

À coluna Grande Angular, a Semob havia respondido que não deu sequência ao convênio com a Universidade de Brasília “por razões técnicas”. “O trabalho seria feito com repasse de recursos para a UnB, mas, por questões técnicas, as tratativas foram interrompidas antes que os valores fossem definidos”, comunicou a pasta.

Questionada sobre o motivo pelo qual optou por uma universidade de fora do DF em vez da UnB, a secretaria informou que, em 2023, técnicos da Semob tiveram acesso aos trabalhos do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC (LabTrans) e consideraram o grupo “muito atuante nos órgãos de transporte e mobilidade na esfera federal, tais como Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit)”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?