CLDF: Comissão de Produção Rural estreia com aprovação de rotas rurais
A Comissão de Produção Rural e Abastecimento aprovou o calendário do colegiado, que irá se reunir todas as quartas-feiras
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), fez a primeira reunião nessa quarta-feira (27/3).
Na abertura dos trabalhos, o colegiado aprovou o projeto de lei que institui o Programa Rotas Rurais e Endereçamento Digital para localizar a entrada de propriedades e estabelecimentos rurais na capital federal.
O relator e presidente da comissão, deputado distrital Pepa (PP), disse que “a implementação de rotas rurais eficientes é fundamental para otimizar o transporte de produtos agrícolas, reduzir custos operacionais e aumentar a competitividade no mercado”.
“Além disso, a introdução do endereçamento digital nas áreas rurais é uma medida essencial para promover a inclusão e facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e segurança”, afirmou Pepa.
O projeto, de iniciativa da deputada distrital Doutora Jane (MDB), agora será submetido à análise das omissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ).
Jane enfatizou que o programa deverá levar tecnologias de informação e de geolocalização para promover a integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo, através de uma plataforma de acesso remoto compartilhado com todo DF.
A criação da comissão dedicada à área rural foi comemorada pelo secretário de Agricultura do DF, Fernando Rodriguez, e o presidente da Emater-DF, Cleison Durval. Rodriguez disse que o colegiado é um “marco histórico” para o setor e Durval afirmou que a comissão representa valorização.
A CPRA também aprovou o calendário de trabalho do colegiado, que irá se reunir todas as quartas-feiras.