metropoles.com

CLDF avança na instalação de duas CPIs e a da Saúde fica para trás

A CLDF publicou o requerimento para criação da CPI de Fraudes ao ICMS e da CPI de Combate à Violência contra a Mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) publicou, nessa segunda-feira (3/6), o requerimento para criação da CPI de Fraudes ao ICMS e da CPI de Combate à Violência contra a Mulher.

O pedido para instalação da CPI que irá investigar prática de crimes de violência de todas as formas contra a mulher foi apresentado em dezembro de 2023. O requerimento da CPI sobre sonegação de ICMS estava na CLDF desde fevereiro de 2024.

A criação de uma CPI depende do apoio de ao menos oito dos 24 deputados distritais. O passo seguinte é a publicação do requerimento o que, no caso de ambas as CPIs citadas, foi feito nessa segunda-feira (3/6), na edição extra do Diário da Câmara Legislativa (DCL).

A partir de agora, a CLDF deverá fazer a instalação prática das comissões, com a indicação dos representantes de cada bloco para compor os colegiados de investigação e a eleição dos presidentes e dos relatores.

A CLDF também tem pedido formalizado para criação da CPI do Rio Malchior e da CPI da Saúde, a mais recente. Porém, o regimento interno proíbe que haja, ao mesmo tempo, mais que duas CPIs em funcionamento na CLDF. A exceção é se houver apoio da maioria dos deputados (13 de 24).

Com a publicação da CPI das Fraudes do ICMS e da CPI de Combate à Violência contra a Mulher, a instalação das outras CPIs, como a da Saúde, apresentada na última quarta-feira (29/5), fica mais difícil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?