Secretaria de Economia do DF doará itens apreendidos a vítimas do RS
Doações de itens apreendidos e não reclamados somam mais de 8 toneladas e totalizam cerca de R$ 526 mil
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC) anunciou que vai doar itens de vestuário e higiene pessoal, apreendidos em operações da pasta e não reclamados, para as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul (RS). O total de produtos que serão enviados ao RS passa de 8 toneladas.
Confira imagens:
A iniciativa parte da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit), que, além de ser responsável pelo combate à sonegação fiscal e pela apreensão de itens não tributados no Distrito Federal, atua com políticas públicas voltadas ao bem-estar social, por meio da doação de mercadorias para comunidades que passam por dificuldades.
Entre as 8 toneladas separadas para doações, há itens de vestuário, mantas de casal para frio, confecções, acessórios, calçados e cosméticos. O valor total das doações está estimado em R$ 536 mil, segundo dados preliminares da SEEC.
“Que esses recursos sirvam como um sinal tangível de solidariedade e esperança, demonstrando que estamos unidos em tempos de desafios. Agradecemos imensamente a todos os envolvidos na coordenação e na entrega dessas doações, bem como à comunidade do Rio Grande do Sul pela resiliência e força diante das dificuldades”, comunicou a pasta, por meio de nota.
Brasília pelo Sul
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta terça-feira (7/5), que vai enviar cinco mil lençóis para socorrer as milhares de famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul.
A ação faz parte da campanha Brasília pelo Sul. As peças doadas foram fabricadas por alunos do projeto Fábrica Social, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), e seriam destinadas à Secretaria de Saúde. Diante da urgência, vão receber um novo destino e outros materiais serão feitos para abastecer as unidades de saúde local.
Na sexta-feira (3/5), o GDF enviou uma missão humanitária, composta por militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil para atuar no resgate de pessoas e animais domésticos. Eles seguem na região gaúcha até 16 de maio, inicialmente, mas pode haver alterações.
Nesta semana, quando o GDF lançou a campanha Brasília pelo Sul, foram enviados 15 mil copos de água, oferecidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), ao estado por meio da Força Aérea do Brasil (FAB).
Novos envios serão realizados nos próximos dias. A Receita do Distrito Federal, por exemplo, está levantando mercadorias apreendidas, como roupas, utensílios, itens de higiene, alimentos e eletrônicos.
Onde doar
Os cidadãos brasilienses também podem colaborar com a rede de solidariedade com mantimentos úteis neste momento de calamidade pública. A lista inclui alimentos não perecíveis, roupas, calçados, fraldas, produtos de higiene pessoal e básica, cobertores, colchões, roupas de cama e banho, água potável, ração para animais, e mais.
As doações devem ser entregues nas salas 900 ou 104 do Anexo do Palácio do Buriti, nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar ou na Base Aérea de Brasília. Os itens serão enviados ao Rio Grande do Sul por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).