metropoles.com

Chefe do MPDFT cria grupo de crise para acompanhar intervenção

O procurador-geral de Justiça do DF, Georgers Seigneur, assinou, nesta segunda-feira, a portaria que cria o grupo de trabalho do MPDFT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Posse de Georges no MPDFT (1)
1 de 1 Posse de Georges no MPDFT (1) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, criou um grupo de gestão de crise para acompanhamento da intervenção federal na segurança pública do DF.

A portaria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), assinada por Georges Seigneur nesta segunda-feira (9/1), tem objetivo de “dar fim ao comprometimento da ordem pública após os ataques às instituições, neste domingo, 8 de janeiro”.

Terroristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. O presidente Lula (PT) decretou a intervenção federal na segurança logo após as cenas de guerra registradas em Brasília. Lula nomeou Ricardo Cappelli como interventor, até 31 de janeiro de 2023.

O MPDFT também criou um canal específico para receber denúncias sobre os ataques. O órgão ainda recomendou o afastamento de comandantes da Polícia Militar do DF (PMDF) e do secretário de Segurança Pública do DF em exercício.

O grupo de gestão de crise que acompanhará a intervenção federal será coordenado pelo próprio procurdador-geral de Justiça. Também integrarão a equipe:

O vice-procurador-geral de Justiça Institucional;
A vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico-Administrativa;
O procurador distrital dos Direitos do Cidadão;
O ouvidor do MPDFT;
O chefe de Gabinete da PGJ;
Os membros representantes da Assessoria de Políticas Institucionais, da Corregedoria, das Promotorias de Justiça Militar; do Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação; do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial; do Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos; do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, da Unidade Especial de Cryptoativos; da Assessoria Criminal da PGJ, da Assessoria Cível e de Controle de constitucionalidade da PGJ e das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?