metropoles.com

Chapa Unidos pelo DF pede impugnação da candidatura de Paulo Octávio

Para os requerentes, o ex-vice governador do DF não respeitou o período de desincompatibilização de empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Octávio
1 de 1 Paulo Octávio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Coligação Unidos pelo Distrito Federal – que tem como cabeça de chapa Ibaneis Rocha (MDB), o qual concorre à reeleição ao Buriti –, apresentou, nesta terça-feira (23/8), o pedido de impugnação da candidatura do candidato Paulo Octávio (PSD) ao governo do DF.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Para os requerentes, o ex-vice governador da capital federal não respeitou o período de desincompatibilização de empresas enquanto sócio-administrador. Ou seja, ele não teve o tempo de afastamento exigido pela lei, para cumprir o protocolo eleitoral, como gestor de um estabelecimento que possui vinculo contratual com o GDF.

“A impugnação protocolada apresenta ao Tribunal os elementos que demonstram clara inelegibilidade do impugnado. Trata-se de candidatura inviável do ponto de vista jurídico e, nos termos dos pedidos formuladas na impugnação, não deve receber recursos públicos para o seu financiamento e, caso receba, que se determine o ressarcimento no caso de confirmação do indeferimento do registro de candidatura”, disse o advogado da Chapa Unidos pelo DF, Bruno Rangel.

De acordo com os autos, Paulo Octávio também foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa, acrescido de “dano ao erário e enriquecimento ilícito”. Desse modo, ainda de acordo com o documento, ele não estaria apto para prosseguir com a candidatura por não situar-se nas regras da Lei da Ficha Limpa.

No início do mês, a Grande Angular noticiou que Paulo Octávio havia feito um acordo com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFTpara se livrar da condenação à inelegibilidade por 10 anos. Com esse propósito, ele pagaria multas de R$ 65,4 milhões, em valores corrigidos, conforme determinava a sentença.

Em nota, a assessoria de imprensa de Paulo Octávio informou que a “representação não prosperará”. “É uma representação que não vai prosperar, posto que suas bases são frágeis e não correspondem com a verdade”, informa.

Este é o segundo pedido de impugnação ao candidato em menos de uma semana.

 

Advogado pede impugnação da candidatura de Paulo Octávio ao GDF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?