Vídeo. Celular, embriaguez e velocidade são principais causas de mortes no trânsito do DF
Em entrevista ao Metrópoles nesta 5ª, Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, enfatizou importância de mais conscientização no trânsito
atualizado
Compartilhar notícia
Uso de celular, embriaguez ao volante e alta velocidade estão entre as principais causas de morte no trânsito do Distrito Federal, segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior.
Em entrevista ao Metrópoles, nesta quinta-feira (4/5), o chefe do DER-DF comentou sobre a importância da conscientização no trânsito, principalmente durante a campanha Maio Amarelo, da qual o órgão participa há 10 anos.
“Ao longo desses anos de campanha, vemos que mudou muita coisa no trânsito. Nosso trabalho de prevenção a acidentes e mortes nas rodovias é diário. Porém, em maio, esse trabalho de fiscalização educativa é ainda maior. Vemos que o que mais mata no trânsito é velocidade, alcoolismo e [uso de] celular, sendo que esse último está quase passando no ranking, pois as pessoas, infelizmente, insistem em dirigir teclando”, ressaltou Fauzi.
O presidente do DER-DF destacou que a autarquia tem feito um trabalho intensivo de fiscalização do uso de celular nas pistas da capital federal. “Nas cerca de 60 câmeras espalhadas pelas rodovias, nosso videomonitoramento consegue captar o motorista teclando ao volante. Quantas vezes você está no carro dirigindo e se ouriça a pegar o telefone? Temos de nos policiar. Dez segundos que você perde teclando pode ser o tempo para alguém perder a vida no trânsito”, alertou.
Assista à entrevista:
Nos três primeiros meses de 2023, o DER-DF aplicou mais de 7 mil multas por uso de celular ao volante. Dirigir com o aparelho na mão é considerado infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O delito pode levar à perda de sete pontos na carteira e gerar multa de R$ 293,47.
Apesar do aumento no número de multas por uso de aparelho celular ao volante recentemente, o presidente do DER-DF destacou que, nos últimos 10 anos, o número de mortes no trânsito caiu 60%.
“Nosso país tem de focar na educação, em todos os sentidos. Tudo é educação. E isso na parte do trânsito é essencial”, enfatizou Fauzi.
Maio Amarelo
O DER-DF, por meio da Diretoria de Educação, promoverá diversas atividades a fim de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito no Maio Amarelo.
Neste sábado (6/5), a Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia), em Sobradinho, receberá o Passeio Ciclístico Kids, que contará com a participação de grupos ciclísticos de Planaltina e do Paranoá.
No dia seguinte, os educadores prestarão apoio a atividade de ciclísticas em Águas Claras.
Confira a programação completa:
Perfil
Engenheiro civil, Fauzi Nacfur Júnior foi nomeado presidente do DER-DF, pela terceira vez, em 2023. Ele já atuou como presidente do órgão entre 2011 e 2014, no governo de Agnelo Queiroz (PT), e no primeiro mandato de Ibaneis Rocha (MDB), de 2019 a 2022.
Nesta semana, Fauzi se elegeu para o comando da Associação Brasileira dos Departamento Estaduais de Estradas de Rodagem (Abder).