metropoles.com

Celina Leão faz apelo para Lula desistir de mudar Fundo Constitucional

“Um passo atrás nunca é ato de humilhação, mas de grandeza”, disse Celina Leão a Lula para voltar atrás na proposta de alterar o FCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula ao lado da vice-governadora Celina Leão durante inauguracão do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - metrópoles
1 de 1 Presidente Lula ao lado da vice-governadora Celina Leão durante inauguracão do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), fez um apelo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que ele desista da proposta apresentada ao Congresso para alterar o reajuste anual do valor do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

“Quando se fala em congelar o Fundo Constitucional do DF, estamos falando: ‘Ei, vocês estão proibidos de crescer, de morar aqui, porque não temos condições de contratar policiais, rever salário e cuidar da saúde e da educação”, disse Celina, durante a entrega da Medalha Mérito Integração Segurança Pública do Distrito Federal, nesta sexta-feira (6/12).

No discurso, Celina dirigiu-se a deputada federal do PT-DF Erika Kokay e declarou: “Faço esse pedido com muita humildade, deputada Erika, para que o presidente reveja a posição dele porque esse é o momento de pedirmos. Um passo atrás nunca é ato de humilhação, mas de grandeza de homens e mulheres públicos”.

A União custeia a segurança e uma parte dos gastos com saúde e educação da capital do país, por meio do FCDF. O valor é definido pela variação da receita corrente líquida.

O governo federal quer que o reajuste anual seja definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A estimativa é que a alteração levará a uma perda de receita de aproximadamente R$ 800 milhões, com redução de R$ 12 bilhões em 15 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?