metropoles.com

Casos de Covid-19 no TJDFT crescem 331,6%. Retomada de atividades é adiada

A volta das audiências e das sessões presenciais de qualquer natureza, prevista para 31 de agosto, foi adiada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Sede do TJDFT
1 de 1 Sede do TJDFT - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) informou, nessa segunda-feira (17/8), que 259 servidores foram contaminados pelo novo coronavírus.

Houve um aumento de 331,6% no número de casos em menos de dois meses. Até o dia 23 de junho, o órgão tinha registrado 60 infectados entre os funcionários.

À coluna Grande Angular, o TJDFT disse que 16 magistrados testaram positivo para Covid-19. O maior número de contaminados, contudo, é entre os analistas e técnicos judiciários, com 202 casos.

Também tiveram o novo coronavírus 33 terceirizados, seis oficiais de Justiça e dois estagiários do TJDFT.

Adiamento

O tribunal local adiou a segunda fase da retomada das atividades presenciais, prevista para 31 de agosto, diante do “recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Distrito Federal”.

A Portaria Conjunta nº 87, da última sexta-feira (14/8), revogou dispositivos que previam a volta, a partir do fim deste mês, das audiências e sessões presenciais de qualquer natureza, inclusive no Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), e os acordos diretos pela Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre).

O ato foi assinado pelo presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a primeira e a segunda vice-presidente, desembargadoras Ana Maria Duarte Amarante Brito e Sandra de Santis, respectivamente, e a corregedora, desembargadora Carmelita Brasil.

Segundo o TJDFT, estão mantidas as audiências presenciais de processos de réus presos nos juízos de competência criminal e nos Tribunais do Júri. A medida também vale para as audiências que envolvem adolescentes internados e de justificação em caso de descumprimento da medida socioeducativa.

Continua vigente autorização, a partir de 31 de agosto, para a realização de perícias na Vara de Ações Previdenciárias (VAP) e em ações referentes a Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

2 imagens
O Distrito Federal foi condenado em R$ 200 mil
1 de 2

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registra 259 casos confirmados de Covid-19. Do total, 16 são magistrados

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 2

O Distrito Federal foi condenado em R$ 200 mil

Felipe Menezes/Metrópoles
Medidas

O TJDFT adotou uma série de medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Os protocolos sanitários para partes e testemunhas que forem participar de audiências presenciais estabelecem medição da temperatura corporal, higienização das mãos com álcool em gel e utilização de máscaras.

Para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, a recepção tem marcações de fácil entendimento.

Cenário

O Distrito Federal registrou, nessa segunda-feira (17/8), mais um recorde diário de mortes provocadas pelo novo coronavírus. Foram 66 óbitos, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF.

Com as novas confirmações, a capital do país supera a marca de 2 mil falecimentos desde o início da pandemia. Ao todo, 2.042 pessoas perderam a vida na luta contra a Covid-19.

O número de infectados subiu para 138.735. Foram 2.268 novos diagnósticos de Covid-19 nessa segunda-feira (17/8).

Em contrapartida, a taxa de recuperação da Covid-19 na capital federal é de 86,1%. Isso significa que 119.458 das 138.735 pessoas que testaram positivo se recuperaram da doença.

Confira mais informações sobre os óbitos registrados na segunda-feira:

5 imagens
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Reprodução
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Reprodução
5 de 5

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?