Casos de Covid-19 no TJDFT crescem 331,6%. Retomada de atividades é adiada
A volta das audiências e das sessões presenciais de qualquer natureza, prevista para 31 de agosto, foi adiada
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) informou, nessa segunda-feira (17/8), que 259 servidores foram contaminados pelo novo coronavírus.
Houve um aumento de 331,6% no número de casos em menos de dois meses. Até o dia 23 de junho, o órgão tinha registrado 60 infectados entre os funcionários.
À coluna Grande Angular, o TJDFT disse que 16 magistrados testaram positivo para Covid-19. O maior número de contaminados, contudo, é entre os analistas e técnicos judiciários, com 202 casos.
Também tiveram o novo coronavírus 33 terceirizados, seis oficiais de Justiça e dois estagiários do TJDFT.
Adiamento
O tribunal local adiou a segunda fase da retomada das atividades presenciais, prevista para 31 de agosto, diante do “recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Distrito Federal”.
A Portaria Conjunta nº 87, da última sexta-feira (14/8), revogou dispositivos que previam a volta, a partir do fim deste mês, das audiências e sessões presenciais de qualquer natureza, inclusive no Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), e os acordos diretos pela Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre).
O ato foi assinado pelo presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a primeira e a segunda vice-presidente, desembargadoras Ana Maria Duarte Amarante Brito e Sandra de Santis, respectivamente, e a corregedora, desembargadora Carmelita Brasil.
Segundo o TJDFT, estão mantidas as audiências presenciais de processos de réus presos nos juízos de competência criminal e nos Tribunais do Júri. A medida também vale para as audiências que envolvem adolescentes internados e de justificação em caso de descumprimento da medida socioeducativa.
Continua vigente autorização, a partir de 31 de agosto, para a realização de perícias na Vara de Ações Previdenciárias (VAP) e em ações referentes a Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).
Medidas
O TJDFT adotou uma série de medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Os protocolos sanitários para partes e testemunhas que forem participar de audiências presenciais estabelecem medição da temperatura corporal, higienização das mãos com álcool em gel e utilização de máscaras.
Para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, a recepção tem marcações de fácil entendimento.
Cenário
O Distrito Federal registrou, nessa segunda-feira (17/8), mais um recorde diário de mortes provocadas pelo novo coronavírus. Foram 66 óbitos, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF.
Com as novas confirmações, a capital do país supera a marca de 2 mil falecimentos desde o início da pandemia. Ao todo, 2.042 pessoas perderam a vida na luta contra a Covid-19.
O número de infectados subiu para 138.735. Foram 2.268 novos diagnósticos de Covid-19 nessa segunda-feira (17/8).
Em contrapartida, a taxa de recuperação da Covid-19 na capital federal é de 86,1%. Isso significa que 119.458 das 138.735 pessoas que testaram positivo se recuperaram da doença.
Confira mais informações sobre os óbitos registrados na segunda-feira: