Casal de professores da UnB e rede pública morre de Covid no mesmo dia
Antônio Fávero Sobrinho e Anna Angélica Oliveira Paixão faleceram em decorrência da Covid-19, no domingo (4/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Fávero Sobrinho, e a mulher dele, a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal Anna Angélica Oliveira Paixão, morreram vítimas da Covid-19, no domingo (4/4).
Em nota de pesar, a Faculdade de Educação da UnB lamentou o falecimento do docente: “Deixa saudades eternas e muitos corações dilacerados, mas também lindas lembranças e aprendizados que servem de consolo aos que ficam e sofrem com a sua ausência.”
O enterro do corpo de Antônio está marcado para as 10h desta terça-feira (6/4), no Cemitério Campo da Esperança. “A Faculdade de Educação se solidariza com a família e manifesta sinceras condolências”, acrescentou.
Antônio Fávero Sobrinho era voluntário da Apae-DF, associação sem fins lucrativos que atende jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. Ele atuava como 1º diretor secretário da organização.
A Apae-DF divulgou uma nota em que manifesta pesar: “Sentimos muito por mais esta triste notícia e reafirmamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Seremos gratos ao apoio que recebemos do professor Antônio durante todos os anos em que atuou como colaborador do Movimento Apaeno, sempre em favor das pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Muito obrigada.”
Partida de Anna Angélica
O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) manifestou tristeza e pesar pelo falecimento da professora Anna Angélica. A entidade ressaltou que ela foi alfabetizadora, pedagoga e estava fazendo mestrado. Antes, atuou no Cesas, na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Mais uma vítima da Covid-19, ela faleceu, nesse domingo (4/4), às 10h47, aos 46 anos. Ela não resistiu às complicações da Covid-19 e teve uma parada cardiorrespiratória e uma infecção generalizada”, comunicou o Sinpro-DF.
“A diretoria colegiada do Sinpro-DF se solidariza com familiares, amigos, colegas e estudantes e informa que é importante, neste momento em que o país e o Distrito Federal vivem picos elevadíssimos de contaminação e óbitos por Covid-19, evitar aglomerações, incluindo a ida a velórios, ainda que seja de pessoas que amamos”, pontuou.
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) também lamentou a morte dos professores: “Pessoas não são números. E os que perdem a vida pela Covid-19 têm história, família, amigos, colegas de trabalho”.
“Ontem perdemos Antônio Fávero Sobrinho, professor da Faculdade de Educação. No mesmo dia também faleceu a sua esposa, Anna Angélica Oliveira Paixão, professora da educação básica. Um docente com visão crítica sobre os problemas educacionais e profundamente comprometido com a escola pública. Sempre disponível para as tarefas de gestão, coordenou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e foi vice-diretor da Faculdade de Educação”, lembrou.
O sepultamento do corpo de Anna Angélica ocorreu nesta segunda-feira, a partir das 15h, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.