Casa no DF tinha 15 aves nativas e exóticas. Dono foi multado em R$ 123 mil
Operação realizada pelo Instituto Brasília Ambiental e Ibama nesta semana encontrou uma arara escondida no depósito do subsolo do local
atualizado
Compartilhar notícia
Uma operação do Instituto Brasília Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 15 aves nativas, exóticas e raras em uma casa localizada na Asa Norte, no Distrito Federal. O dono da residência levou multa de R$ 123 mil.
O resgate, que ocorreu na segunda-feira (20/7), foi divulgado nesta sexta-feira (24/7). Os órgãos receberam denúncia anônima e foram até a residência. A casa abrigava de maneira irregular sete pássaros silvestres nativos, sete exóticos e uma arara-canindé.
Seis pássaros silvestres nativos estavam escondidos em um armário, segundo o Brasília Ambiental. Uma arara foi encontrada no depósito do subsolo da casa, onde funciona uma malharia.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Durante a operação, os profissionais acharam duas penas de outras duas araras e um exoesqueleto de coral.
Além da multa aplicada ao dono da casa onde estavam as aves, um auto de infração foi registrado. Segundo o Brasília Ambiental, as penalidades são justificadas pela existência, no local, de armadilha do tipo alçapão e de utilização de produtos da fauna silvestre por causa das penas e do coral.
Os profissionais também detectaram a utilização de espécime da fauna silvestre sem licença, introdução de espécimes de fauna silvestre exótica no país, maus-tratos de animais e utilização de espécimes da fauna silvestre nativa em desacordo com a licença.