Carros oficiais sobem em calçada tombada e secretário de Cultura do DF reage: “Mau exemplo”
O secretário de Cultura do DF disse que as pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes, que é tombada, foram danificadas por carros
atualizado
Compartilhar notícia
Carros oficiais do governo federal foram estacionados na calçada da Praça dos Três Poderes, que é tombada, durante a reunião ministerial realizada no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (14/3).
O secretário de Cultura do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, reagiu contra o uso da Praça, revestida com pedras portuguesas, como estacionamento, e disse que o governo federal está dando “mau exemplo”.
Bartolomeu explicou que o piso da Praça dos Três Poderes é de pedras portuguesas, colocadas manualmente, e que tem sido danificado nos últimos anos pelo uso do local como estacionamento, inclusive servindo de ponto de parada para veículos militares.
Segundo o secretário, a pasta aguarda, há dois anos, o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar a primeira restauração do espaço, orçada em R$ 11 milhões.
O secretário foi até a Praça dos Três Poderes gravar um vídeo sobre a reabertura do Espaço Lúcio Costa, depredado durante os atos extremistas de 8 de janeiro, mas se surpreendeu ao ver inúmeros carros parados no espaço.
“Chegando aqui, o que a gente encontra? Essa quantidade de carro aqui estacionado na praça. Está chegando mais. Tem uma solenidade que o governo federal está promovendo. A praça não foi feita para isso. O revestimento de pedras portuguesas está danificado há muito tempo, e nós estamos fazendo um esforço muito grande para recuperar esse piso. Olha aqui esse mau exemplo”, disse.
Veja o vídeo:
À coluna Bartolomeu disse que a Praça dos Três Poderes é um símbolo do modernismo representado por Oscar Niemeyer. “Aquela praça não foi feita para ficar cercada daquele jeito, nem para ser vandalizada, nem servindo de plataforma para veículos militares. Foi feita para o povo andar e para as pessoas apreciarem e respeitarem o patrimônio público”, afirmou. “Ficaria muito feliz que o promotor do evento fosse a público pedir desculpas.”
Após a publicação da reportagem, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) entrou em contato com o Metrópoles e informou que teve autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) para estacionar os carros na área.
Os veículos fazem parte de um conjunto de 270 viaturas para Patrulhas Maria da Penha e Delegacias da Mulher. A entrega ocorreu no âmbito do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa quarta-feira (15/3).