metropoles.com

Carros com placas de outros estados lotam filas de vacinação no DF

Governo planeja passar a exigir comprovante de residência para coibir o chamado “turismo da vacina”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
carro
1 de 1 carro - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A quantidade expressiva de veículos com placas de municípios vizinhos ao Distrito Federal nas filas para a vacinação contra a Covid-19 chamou a atenção das autoridades locais. Na tarde do último sábado (27/3), no drive thru instalado no estacionamento do Estádio Bezerrão, no Gama, foram vistos, no intervalo de meia hora, diversos carros registrados em cidades mineiras e goianas.

Os automóveis tinham identificação de Paracatu (MG), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Valparaíso de Goiás (GO) e Luziânia (GO). Confira:

7 imagens
1 de 7

Material cedido ao Metrópoles
2 de 7

Material cedido ao Metrópoles
3 de 7

Material cedido ao Metrópoles
4 de 7

Material cedido ao Metrópoles
5 de 7

Material cedido ao Metrópoles
6 de 7

Material cedido ao Metrópoles
7 de 7

Material cedido ao Metrópoles

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), o número de doses aplicadas em grupos específicos tem superado as estimativas oficiais. Em algumas faixas etárias, por exemplo, a vacinação chegou a 122% do público-alvo, ou seja, 22% a mais do que a população estimada para aquela idade na capital do país.

Os servidores da Secretaria de Saúde do DF não cobram a apresentação de comprovante de endereço antes de aplicar os imunizantes. O protocolo, no entanto, pode mudar. Segundo a assessoria do GDF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) avalia a adoção da exigência do documento.

Balanço

No sábado (27/3), 9.024 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 97, com a segunda. A campanha de imunização no DF tem como público-alvo, neste momento, pessoas com 67 anos ou mais e profissionais de saúde de diferentes categorias.

Ao todo, já foram vacinadas com a primeira dose 268.901 pessoas do grupo prioritário. Com o reforço, foram 72.616 imunizados até o momento. A capital do país já recebeu 446.410 doses das vacinas CoronaVac e de Oxford.

Confusão na xepa

Como mostrou a Grande Angular, uma servidora da SES-DF afirmou ter sido intimidada por agentes da Polícia Federal na tarde de sábado (27/3). De acordo com a funcionária pública, os agentes exigiram acesso a doses remanescentes de vacinas contra a Covid-19.

O caso ocorreu no drive thru instalado no Terraço Shopping. Segundo a servidora, os policiais chegaram ao local por volta das 16h20. “Foram incisivos, disseram que não iriam sair da fila”, relatou Carine Rodrigues. “Foi uma situação bem constrangedora, desrespeito com a população e com o grupo prioritário que estava na fila.”

“No drive-thru, não existe a xepa, porque são utilizadas todas as unidades”, explicou o subsecretário de Atenção à Saúde da SES-DF, Alexandre Garcia. Ainda de acordo com o gestor, as doses remanescentes são direcionadas para o público-alvo, conforme as regras estabelecidas pela pasta.

A Secretaria de Saúde regulamentou, na sexta-feira (26/3), o direcionamento das sobras de vacinas, após o fim do horário de funcionamento dos postos de imunização no Distrito Federal. Uma circular foi divulgada para definir critérios de aplicação do que também é chamado de “xepa” dos imunizantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?