metropoles.com

Carnaval da discórdia: associação acusa Fecomércio-DF de fake sobre ocupação de hotéis

Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido disse que os dados divulgados sobre ocupação dos hotéis são oriundos de pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Turismo parado no DF: hotéis fecham e setores pedem ajuda
1 de 1 Turismo parado no DF: hotéis fecham e setores pedem ajuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A divulgação da expectativa sobre a ocupação dos hotéis do Distrito Federal durante o período do Carnaval gerou discórdia no setor. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (ABIH-DF) deu 24 horas para que Fecomércio-DF se retrate após divulgar a informação de que a ocupação dos hotéis durante o Carnaval deverá ser de 84% na capital federal. Já o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, disse que as informações são verídicas e oriundas de uma pesquisa realizada em um mês.

A associação ameaçou processar a Fecomércio por fake news, caso não se retrate. O presidente da ABIH-DF, Henrique Severien, enviou um ofício ao presidente da Fecomércio-DF, nesta segunda-feira (13/2), no qual acusa a federação de divulgar notícia falsa sobre a ocupação dos hotéis no Carnaval, de ser “totalmente antiética” e de desrespeitar a verdade.

Na semana passada, a Fecomércio-DF divulgou pesquisa na qual aponta que 84% dos hotéis da capital federal estão preparados para a ocupação máxima durante o período carnavalesco. No ofício enviado à federação, o presidente da ABIH-DF, Henrique Severien, disse que, na verdade, a ocupação será de apenas 25%.

“Todos os dados de ocupação da rede hoteleira no DF são produzidos por esta associação, sendo importante enfatizar que, em momento algum, nós temos ciência ou publicizamos tal taxa de ocupação, de modo que a notícia veiculada está eivada de vícios e espalha fake news a partir de informações que foram dadas à imprensa, pela Fecomércio-DF, crime previsto na legislação brasileira”, disse o presidente da ABIH-DF.

Severien disse que a postura da Fecomércio-DF é “totalmente antiética” e significa “um desrespeito com a verdade, hoteleiros e toda a população e comércio do DF, que se organizam a partir de tais dados, sem qualquer fundamento e totalmente dissonante do controle de ocupação que é feito por esta associação diretamente com cada um dos estabelecimentos hoteleiros do DF”.

Segundo o presidente da ABIH-DF, a informação de que a ocupação será de 80% no Carnaval “vai de encontro a todas as informações sobre o assunto que estão sendo compartilhadas por esta associação com os governos federal e distrital, prejudicando, assim, toda a política que envolve as medidas necessárias ao setor”.

O presidente da Fecomércio-DF rebateu as informações da ABIH-DF e reforçou que os dados divulgados pela federação são oriundos de uma pesquisa realizada com o setor.

“As informações que nós temos são de uma pesquisa feita com conteúdo. O Instituto Fecomércio e a Fecomércio não trabalham com achismo e nunca produziram fake news. Tenho 51 anos de Brasília e se é algo que tenho muito respeito na minha vida é pela imprensa, pelos empresários e cidadãos”, afirmou José Aparecido.

A Fecomércio-DF tem 28 filiados e representa um total de 254 mil empresas, segundo o presidente. Entre os filiados, está o  Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?