metropoles.com

Ricardo Cappelli provoca Ibaneis, e deputado sugere cassar título dado a ele

Depois da declaração de Cappelli com crítica a Ibaneis, Pastor Daniel de Castro (PP) sugeriu revogação de título de Cidadão Honorário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela / Metrópoles
Ricardo Cappelli
1 de 1 Ricardo Cappelli - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O ex-interventor da Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, saiu em defesa do governo federal e provocou o governador Ibaneis Rocha (MDB), no contexto da discussão sobre o Fundo Constitucional da capital do país (FCDF), na semana passada.

Depois da declaração de Cappelli com críticas a Ibaneis, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) sugeriu a revogação do título de Cidadão Honorário de Brasília concedido ao ex-interventor, em maio de 2023.

Atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cappelli provocou Ibaneis depois de o governador dizer que integrantes do governo federal “têm raiva de Brasília” por proporem, pela segunda vez, a alteração do critério de reajuste anual do valor repassado pela União ao DF.

“Raiva de Brasília tem quem possui orçamento de dezenas de bilhões e deixa a população morrer na fila da saúde”, disparou Cappelli.

2 imagens
Ricardo Cappelli
1 de 2

Governador Ibaneis Rocha

Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
2 de 2

Ricardo Cappelli

Reprodução

Em seguida, Daniel de Castro disse que “Cappelli apoiou a modificação do orçamento do Fundo Constitucional do DF, uma das principais fontes de financiamento de serviços essenciais, correspondendo a quase 40% do orçamento da região”.

O parlamentar declarou que as críticas “mostram um desconhecimento sobre a complexidade da gestão de uma capital com mais de 3 milhões de habitantes”.

A discussão tem como pano de fundo as eleições de 2026. Cappelli é pré-candidato a governador do DF pelo PSB, partido de oposição a Ibaneis.

E Daniel de Castro pertence à mesma legenda da vice-governadora Celina Leão, também cogitada como candidata a suceder o emedebista, que foi reeleito em 2022 e não poderá disputar o mesmo cargo.

Nessa segunda-feira (2/12), Cappelli voltou a falar sobre o assunto e afirmou que a defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal “é tarefa de todos que vivem, moram e amam Brasília”. O ex-interventor também questionou sobre a aplicação dos recursos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?