metropoles.com

Candidato a prefeito de Luziânia descumpre liminar e faz comício com Caiado

A 19ª Zona Eleitoral de Luziânia determinou que Diego Sorgatto e a coligação não realizassem o evento nesse domingo (25/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia Diego Sorgatto
1 de 1 Deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia Diego Sorgatto - Foto: Reprodução/Instagram

O deputado estadual de Goiás e candidato a prefeito de Luziânia (GO) Diego Sorgatto (DEM) realizou um comício, nesse domingo (25/10), mesmo com decisão da Justiça Eleitoral proibindo o evento. O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou do encontro político.

Localizada no Entorno do Distrito Federal, a cerca de 60 quilômetros de Brasília, a cidade goiana tem 117.695 eleitores.

Juiz da 19ª Zona Eleitoral de Luziânia, Henrique Santos Magalhães Neubauer deferiu parcialmente liminar no mesmo dia, a pedido do partido Patriota, para determinar que Sorgatto e a Coligação Juntos Para Mudar Luziânia não realizassem reuniões desse tipo.

A única exceção é para comícios em formato drive-in, o que não foi o caso. Na transmissão do evento, feita nas redes sociais, é possível ver pessoas se aglomerando ao redor do palco montado em um galpão.

O magistrado estabeleceu multa total de R$ 300 mil para cada evento de propaganda eleitoral que viole a determinação. Além da penalidade em valor, Neubauer destacou a incidência em dois delitos, estabelecidos no Código Eleitoral e Código Penal, no caso do descumprimento da decisão.

Confira a decisão:

Justiça Eleitoral proíbe co… by Metropoles

Restrições gerais

O autor do pedido liminar usou como argumento outra decisão do mesmo juiz, do dia 10 de outubro de 2020. Na ocasião, Neubauer atendeu parcialmente um pedido do Ministério Público Eleitoral e definiu medidas para “equilíbrio entre a estrutura do pleito democrático e o resguardo da saúde pública”.

Neubauer proibiu os diretórios regionais dos partidos de fazerem passeatas, comícios (exceto no formato drive-in) e determinou que não permitem, fomentem ou tolerem aglomeração de pessoas fora dos veículos nos eventos em que os participantes devem estar dentro dos carros.

“Observa-se que não se está impedindo a propaganda eleitoral, mas apenas algumas modalidades que trazem em sua realização a probabilidade de agravamento da crise de saúde pública que assola a humanidade como um todo”, pontuou o magistrado.

Disputa eleitoral

Cinco coligações tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Os candidatos à Prefeitura de Luziânia nas eleições de 2020 são: Sorgatto, Professora Edna (Podemos), Alex Meireles (Patriota), Professor Lukas (PSol) e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD).

O que dizem

A assessoria de imprensa do governador de Goiás informou que Caiado não organizou o comício. “O governador recebeu o convite e foi”, pontuou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da campanha de Sorgatto e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

À coluna, a 19ª Zona Eleitoral informou que, em cumprimento à liminar, foi feita a citação do candidato e da coligação para apresentarem resposta no prazo legal.

5 imagens
Evento gerou aglomeração de pessoas
Justiça Eleitoral proibiu comícios em Luziânia, exceto no modo drive-in
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), participou do encontro político. O evento foi transmitido no Instagram
Cinco dos seis concorrentes ao cargo do Executivo de Luziânia tiveram as candidaturas deferidas
1 de 5

Candidato a prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM) fez convite para comício nas redes sociais. Evento foi proibido pela Justiça

Reprodução/Facebook
2 de 5

Evento gerou aglomeração de pessoas

Reprodução/Instagram
3 de 5

Justiça Eleitoral proibiu comícios em Luziânia, exceto no modo drive-in

Reprodução
4 de 5

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), participou do encontro político. O evento foi transmitido no Instagram

Reprodução/Instagram
5 de 5

Cinco dos seis concorrentes ao cargo do Executivo de Luziânia tiveram as candidaturas deferidas

Reprodução/TSE

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?