Câmara e Senado aprovam convite para Marina Silva explicar incêndios
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam aumento de 78% no número de focos de incêndio no Brasil, entre 2023 e 2024
atualizado
Compartilhar notícia
As comissões de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal aprovaram, nesta quarta-feira (28/8), o envio de um convite para a ministra Marina Silva (foto em destaque) prestar esclarecimentos sobre o avanço dos incêndios em vegetações por todo o país.
Os autores dos requerimentos são o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e a senadora Leila Barros (PDT-DF). Rafael é o presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, e Leila preside o colegiado no Senado.
Prudente afirmou que a ministra do Meio Ambiente já aceitou o convite da comissão da Câmara e marcou a conversa para 10 de setembro, às 14h.
“A ministra tem de prestar contas ao Parlamento e à sociedade daquilo que o governo federal está fazendo para resolver o problema e para que isso não aconteça nos próximos anos”, disse Prudente.
Já a senadora Leila justificou, no requerimento para a sessão com a ministra, que “os incêndios e as queimadas têm atingido proporções alarmantes, afetando vastas áreas de florestas e biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além de áreas de agricultura e pecuária”.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram ter havido aumento de 78% no número de focos de incêndio no Brasil, de janeiro a agosto de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023.
Nos primeiros oito meses deste ano, foram registrados 109.943 focos de incêndio no país. No ano anterior, o Brasil teve 61.720.