metropoles.com

Caixa de Pandora: processo contra Jaqueline Roriz vai para Justiça Eleitoral

Jaqueline Roriz foi acusada de peculato e corrupção passiva por receber R$ 25 mil de Durval para, supostamente, dar apoio político a Arruda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Xavier/Câmara dos Deputados
Jaqueline Roriz
1 de 1 Jaqueline Roriz - Foto: Diogo Xavier/Câmara dos Deputados

O juiz titular da 7ª Vara Criminal de Brasília, Fernando Brandini Barbagalo, enviou para a Justiça Eleitoral um processo da Caixa de Pandora contra a ex-deputada federal Jaqueline Roriz por peculato e corrupção passiva.

Jaqueline Roriz recebeu R$ 25 mil do ex-secretário de Assuntos Institucionais do Distrito Federal e delator da Operação Caixa de Pandora, Durval Barbosa.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o dinheiro seria destinado para a compra de apoio político para a campanha de José Roberto Arruda, em 2006, que acabou eleito governador do DF.

A defesa de Jaqueline Roriz alegou que o dinheiro seria destinado à campanha política dela, e não para apoio político a outro candidato. Os advogados da ex-deputada apontaram incompetência do TJDFT para julgar o caso, por ter relação com as eleições.

Na decisão, o juiz da 7ª Vara citou outros dois processos da Caixa de Pandora que foram enviados pelo TJDFT à Justiça Eleitoral, envolvendo os ex-deputados distritais Leonardo Prudente e Junior Brunelli.

Segundo Barbagalo, o caso de Jaqueline Roriz é semelhante aos dos outros ex-parlamentares, pois “também é oriundo da investigação denominada Caixa de Pandora e possui roteiro praticamente idêntico aos casos anteriormente citados”.

“Uma candidata a cargo público é filmada recebendo dinheiro do secretário de governo Durval Barbosa e alega que os valores recebidos seriam aplicados na campanha política, enquanto o Ministério Público alega que seria destinado para a ‘compra de apoio político’, sem fins eleitorais”, escreveu o juiz.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?