Brasileiro Rodrigo Mudrovitsch toma posse como vice-presidente da CIDH
Juiz brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Rodrigo Mudrovitsch assumiu o cargo de vice em cerimônia prestigiada
atualizado
Compartilhar notícia
O juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch tomou posse como vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nessa segunda-feira (29/1).
A cerimônia ocorreu na Costa Rica e contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; do advogado-geral da União, Jorge Messias; e do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares.
Mudrovitsch é doutor em direito constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). No Brasil, atua como advogado e professor no IDP. Ele também contribuiu para a atualização do Código Civil, como relator da parte geral, na Comissão de Juristas do Senado.
Em 2022, Mudrovitsch tornou-se o segundo juiz mais jovem da história da CIDH e participou do julgamento de diversos casos na Corte, destacando-se na defesa dos direitos humanos nas Américas. O jurista foi eleito para o cargo de vice-presidente do órgão internacional em novembro de 2023.
Quando lançou candidatura à CIDH, Mudrovitsch recebeu apoio da Presidência do Senado, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e de outras entidades representativas.
A juíza costarriquenha Nancy Hernández López assumiu a Presidência da CIDH.