metropoles.com

Bebê de 1 ano e 4 meses morre por Covid à espera de UTI no DF

A criança deu entrada no Hospital da Região Leste (HRL) em 31 de janeiro, com pneumonia, e teve “piora abrupta”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Foto ilustrativa
mão de bebê
1 de 1 mão de bebê - Foto: Reprodução/Foto ilustrativa

Um bebê de 1 ano e 4 meses morreu enquanto esperava por um leito de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal. O pequeno, cujo teste acusou positivo para Covid-19, faleceu na segunda-feira (31/1), no pronto-socorro do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá.

A Secretaria de Saúde confirmou à Grande Angular o óbito da criança. A pasta informou que a morte do bebê ocorreu devido a um quadro respiratório agudo. O resultado positivo para Covid saiu nesta terça-feira (1º/2).

3 imagens
Ocupação de leitos UTI e UCI Covid infantis chegou a 100% no dia 1º de fevereiro de 2022
O Hospital da Região Leste (HRL) registrou a morte de um bebê de 1 ano e 4 meses que estava com Covid e aguardava por leito de UTI
1 de 3

Não tem leitos disponíveis para crianças com Covid no DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Ocupação de leitos UTI e UCI Covid infantis chegou a 100% no dia 1º de fevereiro de 2022

Reprodução/InfoSaúde
3 de 3

O Hospital da Região Leste (HRL) registrou a morte de um bebê de 1 ano e 4 meses que estava com Covid e aguardava por leito de UTI

Breno Esaki/Agência Saúde DF

“A criança deu entrada na unidade na madrugada do dia 31 de janeiro com suspeita diagnosticada de pneumonia. Recebeu tratamento com antibióticos e iniciou a oxigenação, via cateter nasal, respondendo bem. No decorrer do tratamento, o quadro evoluiu com instabilidade respiratória, motivando a mudança de suporte respiratório para ventilação não invasiva”, disse a pasta.

A Secretaria de Saúde do DF afirmou que a equipe médica inseriu a criança na fila da regulação de leitos, com classificação de Prioridade 2, indicada para pacientes que necessitam de suporte ventilatório, no entanto, sem intubação. Segundo a pasta, o menino já estava recebendo a ventilação não invasiva e o suporte clínico de acordo com a sua necessidade, apesar de não ter ido para uma UTI.

“Às 18h de ontem [segunda-feira], a criança apresentou piora abrupta em seu quadro clínico e continuou recebendo acompanhamento médico. Porém, sofreu parada cardiorrespiratória, com tentativa de reanimação por 40 minutos. Apesar de todos os esforços protocolares da equipe médica, a criança foi a óbito. A pasta lamenta o ocorrido, reafirma as boas práticas e ressalta que não houve desassistência à criança”, disse.

Uma servidora do HRL disse à coluna, sob condição de anonimato, que a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 na unidade “está tranquila”. Segundo a profissional, a maior dificuldade atual é em relação às crianças infectadas. “São bebês pequenos, muitos com idades abaixo de 2 anos, que não têm nem previsão de receber uma vacina contra Covid”, afirmou.

Leitos

A ocupação de leitos pediátricos UTI e UCI, destinados a tratamento contra Covid-19, no Distrito Federal, chegou a 100% nessa terça-feira. As unidades adultas estavam 95,41% ocupadas até o início da noite.

Também nessa terça-feira, a Secretaria de Saúde informou a abertura de mais leitos. Serão 20 de UTI no Hospital Regional do Gama, seis unidades pediátricas no Hospital da Criança e 10 leitos na estrutura acoplada ao Hospital Regional de Samambaia.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a autorização para que a Secretaria de Saúde faça a contratação imediata de 100 médicos e de quase 800 enfermeiros e técnicos de enfermagem. A força de trabalho deve reforçar o atendimento à população no combate contra a doença. Segundo Ibaneis, o investimento é de R$ 32 milhões.

“A pandemia exige cuidados e um trabalho reforçado de nossa parte. Com a chegada desses profissionais, esperamos amenizar as dificuldades que a população enfrenta no atendimento. Seguimos juntos, trabalhando para vencer essa pandemia”, afirmou o governador, no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?