“Balde de água fria”, diz Anfip após fala de ministra sobre concurso
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse que a convocação de aprovados para concurso da Receita Federal deve ocorrer em 2025
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) disse, nesta terça-feira (20/8), que a declaração da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (foto em destaque), sobre a convocação de aprovados no concurso é “uma balde de água fria”.
Dweck afirmou, durante o programa “Bom dia, Minista”, da EBC, que a convocação dos 199 auditores aprovados no último concurso para a Receita Federal do Brasil ocorrerá, provavelmente, só em 2025.
“A informação é um balde de água fria, pois frustra-se a necessidade institucional, a urgente oxigenação da Receita e as expectativas dos candidatos aprovados”, afirmou a Anfip.
Segundo a entidade, “é consenso que a Receita Federal do Brasil está carente de auditores fiscais, cujo número de ativos diminui ano a ano”.
“Em dezembro de 2023, houve a nomeação de 227 auditores aprovados no último concurso, dando um alento para a mitigação de um quadro preocupante, porém longe de resolver o problemas. O número de vacâncias em 2024 já é maior do que o número de Auditores nomeados em 2023. O quadro piorou e continuará piorando”, enfatizou.