metropoles.com

Auditores da Receita do DF fazem operação-padrão e entregam cargos

Extremamente insatisfeitos com condições de trabalho e o déficit de servidores, os auditores fiscais da Receita do DF iniciam ações nesta 3ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Auditores fiscais da receita do DF entram em operação padrão e entregam cargos
1 de 1 Auditores fiscais da receita do DF entram em operação padrão e entregam cargos - Foto: Divulgação

Os auditores fiscais da Receita do Distrito Federal deflagram, a partir desta terça-feira (19/9), a operação-padrão e iniciam a entrega coletiva de 130 cargos comissionados da Subsecretaria de Receita, da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF).

A categoria está extremamente insatisfeita com a estrutura da Sefaz-DF, com a evasão dos recém-nomeados profissionais, com as atuais condições de trabalho e a remuneração.

Os servidores aprovaram a operação-padrão e a entrega dos cargos de chefia durante assembleia realizada no último dia 5 de setembro.

Os dois sindicatos que representam os auditores fiscais da Receita, Sinafite-DF e Sindifisco-DF, alertam que o Governo do Distrito Federal (GDF) precisa tomar “medidas urgentes, pois o DF poderá ter nova queda de arrecadação”.

“Não queremos voltar ao passado, com parcelamento de salários de servidores e o GDF com dificuldades para honrar seus compromissos financeiros”, disse Toni Pinto, presidente do Sinafite-DF.

Auditores fiscais da receita do DF aprovam operação padrão e entrega de cargos de chefia
Auditores fiscais da receita do DF aprovam operação padrão e entrega de cargos de chefia

Segundo o presidente do Sindifisco-DF, Rubens Roriz, há preocupação com a atual estrutura da Sefaz-DF e o “alto número de evasão dos novos auditores fiscais para os demais fiscos, aliada à perda de colegas que estão em tempo de se aposentar”.

O DF possui, aproximadamente, 400 auditores fiscais da Receita. Mas o número ideal para cuidar do trabalho referente a 450 mil contribuintes seria de pelo menos 600 profissionais.

Há grande desistência dos novos profissionais nomeados, que optam por unidades da Federação que pagam salários melhores. Atualmente, a capital do país está em 26º lugar entre todas as 27ª UFs, em relação à remuneração desses servidores.

Após 20 anos sem novos profissionais da categoria, o GDF empossou 175 auditores aprovados em concurso público. Porém, após 18 meses, 40 servidores deixaram o DF e migraram para outros governos estaduais. “Ou seja, 22% dos novos auditores, em pouco mais de um ano, já não estão mais na Sefaz-DF”, enfatizaram os sindicatos.

A capital do país recolheu R$ 485 milhões a menos no 1º semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal fator para a queda na arrecadação foi a redução do ICMS cobrado sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações, segundo Toni Pinto.

Porém, se o déficit se agravar nos próximos meses, deve haver impacto direto na arrecadação, que já está em queda.

“Havia uma expectativa inicial do GDF de um déficit de R$ 800 milhões, o qual só não se concretizou neste montante graças ao trabalho realizado pelos auditores fiscais, que vêm conseguindo incrementar a arrecadação com os demais tributos”, afirmou.

Operação padrão

No caso da operação padrão, os auditores fiscais da receita vão fiscalizar todas as mercadorias que chegam ao DF, o que deve levar a longas filas de caminhões.

Diante do déficit de servidores, normalmente, os profissionais fiscalizam por amostragem. A partir desta terça-feira, porém, vão conferir se todas as mercadorias dentro dos caminhões correspondem aos produtos informados na nota fiscal.

Os sindicatos entregaram cartas de alerta sobre a situação da categoria para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?