metropoles.com

Após tragédia de PMs, Celina aciona comandante: “Atenção especial”

Governadora em exercício do DF, Celina Leão disse que o “evento doloroso destaca a urgência de priorizar a saúde mental dentro das forças”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
Fotografia colorida de mulher de óculos de sol andando em meio a policiais
1 de 1 Fotografia colorida de mulher de óculos de sol andando em meio a policiais - Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lamentou o assassinato seguido de suicídio de policiais militares, ocorridos nesse domingo (14/1), e disse que solicitou à comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Habka, que tenha “atenção especial” em relação à estrutura psicológica para a corporação.

Celina disse que o “evento doloroso destaca a urgência de priorizar a saúde mental dentro das forças de segurança”.

“Todos os esforços para que os nossos polícias tenham estrutura profissional e psicológica têm sido adotados pelo GDF. Solicitei pessoalmente à coronel Ana Paula Habka, comandante-geral da PMDF, que tenha uma atenção especial voltada para isso”, declarou.

A governadora em exercício disse que o GDF irá “investir cada vez mais em programas que busquem harmonia entre saúde mental e o aspecto profissional da nossa corporação”.

“O Governo do Distrito Federal expressa, com profundo respeito, solidariedade à dor dos familiares, policiais militares e amigos, colocando-se à disposição para qualquer apoio necessário”, enfatizou Celina.

A PMDF conta com apenas um médico psiquiatra para atender cerca de 10 mil integrantes da tropa.

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Márcio Michel, manifestou pesar pela morte dos policiais e defendeu “ações voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar dos nossos profissionais da Segurança Pública”.

“Dediquei boa parte da minha vida a essa nobre missão de proteger a sociedade e sei bem como é a pressão de lidar com o perigo constantemente, além de vivenciar, no dia a dia, situações em que presenciamos a violência e a degradação humana”, afirmou o presidente do TCDF, que é delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Ações

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) disse, em nota, que se colocou à disposição das partes envolvidas e que está trabalhando em conjunto com a PMDF para desenvolver novas medidas voltadas à saúde física e mental dos policiais.

“Entre as ações em andamento, destacamos a construção de um Centro de Apoio Biopsicosssocial (CAB) e medidas que reforçam o combate ao assédio no serviço policial”, destacou a pasta.

“A SSP-DF reforça o compromisso e a atenção com à saúde integral dos servidores das forças públicas do DF, com foco no bem estar físico e mental, especialmente o enfrentamento da depressão, do estresse, e de outras alterações psíquicas e suas consequências. O bem-estar físico e mental dos servidores é prioridade no novo programa da pasta, o ‘DF Mais Seguro – Segurança Integral’, tratado no eixo ‘Servidor Mais Seguro'”, informou.

O caso

O segundo-sargento Paulo Pereira de Souza atirou contra o soldado Yago Monteiro Fidelis dentro da viatura onde estavam e tirou a própria vida em seguida, na manhã desse domingo (14/1), no Recanto das Emas (DF).

O terceiro policial que estava na viatura, segundo-sargento Diogo Carneiro dos Santos, saiu correndo do carro porque achou que se tratava de um “ataque externo”.

Policiais ouvidos pela coluna Na Mira, do Metrópoles, apontam que o autor dos disparos tinha “problemas psicológicos”.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?