metropoles.com

Após reunião com Lira, Celina diz que FCDF fora do marco fiscal é “construção coletiva”

A vice-governadora do DF, Celina Leão, comemorou o anúncio de que a Câmara vai manter o Fundo Constitucional do DF sem limite de crescimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Vice-governadora Celina Leão se reúne com Lira
1 de 1 Vice-governadora Celina Leão se reúne com Lira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), logo após o parlamentar anunciar que o único consenso sobre o novo regime fiscal é manter o Fundo Constitucional do DF (FCDF) fora do teto de gastos.

Celina disse à coluna que o acordo é resultado de uma “construção coletiva”, com líderes no Congresso e com o relator do arcabouço na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA). Tanto Celina quanto Lira e Cajado são filiados ao PP.

“Houve uma construção coletiva no sentido de dialogar com os líderes e ouvir o ponto de vista de cada um. Acho que isso foi fundamental para o posicionamento do presidente Arthur e a sensibilidade do Cajado. Mesmo divergindo frontalmente do Cajado desde início sobre o impacto da medida para o DF, sempre o respeitei”, declarou a vice-governadora.

A Câmara volta a analisar o arcabouço fiscal após o Senado fazer alterações no texto. Uma das mudanças feita pelos senadores no novo marco fiscal aprovado pela Câmara foi a retirada do FCDF do limite de gastos do governo federal.

O relatório do Cajado, aprovado pela Câmara em maio deste ano, incluía o FCDF no limite de crescimento anual de 2,5% mais a inflação.

Atualmente, o FCDF é reajustado anualmente conforme a variação da receita corrente líquida (RCL) da União. Segundo o governo do DF, a mudança no reajuste anual do FCDF provocaria perda de R$ 87,7 bilhões em 10 anos.

“Em tese, a Câmara não pactuou nenhum tipo de alteração, a não ser a discussão do Fundo Constitucional do DF”, disse o presidente da Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?