Após Olimpo orientar alunos a ficar em casa, Sinepe defende autonomia
Sinepe-DF disse que a maioria dos pais demonstra necessidade das atividades presenciais, mas respeita o direito de permanecer em casa
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após o Colégio Olimpo pedir para alunos não frequentarem mais as aulas presenciais, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) divulgou nota na qual destaca que as escolas privadas “têm autonomia para determinar modelo de gestão, proposta pedagógica, bem como para estabelecer e implementar protocolo de combate à Covid-19”.
No documento expedido nesta quinta-feira (25/3), o Sinepe-DF disse que a autonomia das escolas “perpassa pela colaboração da comunidade escolar, de acordo com as necessidades das famílias e também dos alunos, pois crianças e adolescentes têm apresentado transtornos emocionais e psicológicos graves e de difícil reparação”.
“Dentro dessa perspectiva, o Sinepe-DF respeita as garantias individuais das escolas, como das famílias que precisam das aulas presenciais, e também daquelas que optaram por levar os filhos à escola. Essa autonomia deve ser resguardada mesmo no recinto escolar”, assinalou.
Segundo o Sinepe-DF, a maioria dos pais demonstra a necessidade das escolas no formato presencial, independentemente da idade do estudante. “Também respeitamos que deve ser assegurado às famílias o direito de que os filhos permaneçam em casa, com ensino remoto. Mas jamais podemos cercear, nem limitar, o direito dos pais ou trabalhadores que optem pelo ensino presencial”, reforçou.
Confira, na íntegra, a nota do Sinepe-DF:
SINEPE-DF – Nota de Esclare… by Metropoles
O sindicato que representa os colégios particulares da capital federal também defendeu que os profissionais da educação sejam inseridos no grupo prioritário para serem vacinados. Segundo o Sinepe-DF, a Secretaria de Saúde solicitou o número de funcionários da área para mapear o setor educacional.
“A solicitação foi atendida, e estamos aguardando, pois compreendemos que o processo de vacinação segue uma equação árdua para a população”, pontuou.
Entenda
A direção do Olimpo, colégio particular do Distrito Federal localizado na Asa Sul, pediu aos pais que os “alunos não frequentem mais as aulas presenciais”.
A mensagem enviada na quarta (24) destacou a preocupação da escola quanto à situação atual do sistema de saúde, colapsado pelo aumento de casos de Covid-19. No texto, o diretor de Ensino do Grupo Olimpo, Rodrigo Bernadelli, ressaltou que a solicitação é um sinal de responsabilidade social e de humanidade.
“Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em decreto”, destacou a nota.
“Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa”, concluiu.