metropoles.com

Após Olimpo orientar alunos a ficar em casa, Sinepe defende autonomia

Sinepe-DF disse que a maioria dos pais demonstra necessidade das atividades presenciais, mas respeita o direito de permanecer em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
retorno aulas particulares durante pandemia escola Arvense brasilia
1 de 1 retorno aulas particulares durante pandemia escola Arvense brasilia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dia após o Colégio Olimpo pedir para alunos não frequentarem mais as aulas presenciais, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) divulgou nota na qual destaca que as escolas privadas “têm autonomia para determinar modelo de gestão, proposta pedagógica, bem como para estabelecer e implementar protocolo de combate à Covid-19”.

No documento expedido nesta quinta-feira (25/3), o Sinepe-DF disse que a autonomia das escolas “perpassa pela colaboração da comunidade escolar, de acordo com as necessidades das famílias e também dos alunos, pois crianças e adolescentes têm apresentado transtornos emocionais e psicológicos graves e de difícil reparação”.

“Dentro dessa perspectiva, o Sinepe-DF respeita as garantias individuais das escolas, como das famílias que precisam das aulas presenciais, e também daquelas que optaram por levar os filhos à escola. Essa autonomia deve ser resguardada mesmo no recinto escolar”, assinalou.

Segundo o Sinepe-DF, a maioria dos pais demonstra a necessidade das escolas no formato presencial, independentemente da idade do estudante. “Também respeitamos que deve ser assegurado às famílias o direito de que os filhos permaneçam em casa, com ensino remoto. Mas jamais podemos cercear, nem limitar, o direito dos pais ou trabalhadores que optem pelo ensino presencial”, reforçou.

Confira, na íntegra, a nota do Sinepe-DF:

SINEPE-DF – Nota de Esclare… by Metropoles

 

O sindicato que representa os colégios particulares da capital federal também defendeu que os profissionais da educação sejam inseridos no grupo prioritário para serem vacinados. Segundo o Sinepe-DF, a Secretaria de Saúde solicitou o número de funcionários da área para mapear o setor educacional.

“A solicitação foi atendida, e estamos aguardando, pois compreendemos que o processo de vacinação segue uma equação árdua para a população”, pontuou.

Entenda

A direção do Olimpo, colégio particular do Distrito Federal localizado na Asa Sul, pediu aos pais que os “alunos não frequentem mais as aulas presenciais”.

A mensagem enviada na quarta (24) destacou a preocupação da escola quanto à situação atual do sistema de saúde, colapsado pelo aumento de casos de Covid-19. No texto, o diretor de Ensino do Grupo Olimpo, Rodrigo Bernadelli, ressaltou que a solicitação é um sinal de responsabilidade social e de humanidade.

“Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em decreto”, destacou a nota.

“Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?