metropoles.com

Após obra de atacadão, Ibaneis quer lei para restringir uso do Mané Garrincha ao “esporte e turismo”

Governador vai enviar projeto à CLDF para que somente atividades ligadas ao esporte e ao turismo ocorram nas imediações do estádio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ibaneis Rocha - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis Rocha - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O governador Ibaneis Rocha (MDB) quer restringir o uso das imediações do Mané Garrincha. As atividades serão limitadas ao esporte e ao turismo. A medida foi adotada após o início das obras de um atacadão no Complexo Arena BRB, ao lado do estádio.

Até terça-feira (24/9), Ibaneis pretende encaminhar à Câmara Legislativa do DF (CLDF) um projeto de lei que adequa o uso das redondezas do estádio. Segundo o chefe do Executivo local, atualmente, há uma lei de 2018, em vigor, que permite o uso da região para qualquer tipo de comércio, o que não seria saudável para o local e para a cidade.

Para Ibaneis, a obra do que seria o atacadão fere, inclusive, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. “Já suspendi a licença com base no PPCub, que não permite esse tipo de atividade comercial naquela área. Além disso, vou encaminhar um novo projeto de lei à Câmara Legislativa para regulamentar o uso da área da Arena”.

Ibaneis frisou à coluna que não tinha conhecimento do empreendimento e, assim que soube, tomou as medidas cabíveis.

Ainda nesta sexta-feira (20/9), o GDF suspendeu o alvará da obra. A decisão, ao qual o Metrópoles teve acesso, é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A pasta apura a finalidade do comércio que vem sendo construído e frisa que os alvarás emitidos não permitem “qualquer possibilidade do desenvolvimento de atividades de comércio atacadista, seja qual for a modalidade”.

No mesmo dia, Ibaneis deu um ultimato para o concessionário da Arena BRB Estádio Mané Garrincha, Richard Dubois:

“Ou ele desiste deste projeto absurdo de colocar um atacadão nas imediações do Estádio, ou o governo vai trabalhar para tirar dele a concessão. Esta construção é totalmente fora de propósito. Não concordo, não autorizei e deixei claro para ele, em uma ligação que fiz nesta tarde: ‘não tem conversa’. O estádio deve continuar a prestar um serviço voltado para a promoção do esporte, da cultura e do lazer”, disse o governador à coluna Grande Angular.

Obra

Nos últimos dias, o trânsito de operários nas redondezas do estádio chamou a atenção de muita gente que ficou curiosa com o motivo da obra. Diante da movimentação, a Arena BRB confirmou para veículos de comunicação que se trata da construção de uma nova etapa prevista na proposta original do complexo esportivo.

Segundo a coluna apurou, o empreendimento erguido na beira do Eixo Monumental pertence à rede Costa Atacadão de Goiás.

Ao Metrópoles Richard Dubois afirmou que há uma incompreensão sobre o objetivo do projeto, e que pediu ao governador Ibaneis uma audiência na tentativa de explicar melhor o empreendimento.

“A gente solicitou ao governador uma audiência para mostrar projeto, os benefícios que a construção trará para a cidade. Mas, se ao final, ele ainda não concordar com a obra, vamos recuar, claro”, afirmou Dubois.

9 imagens
Metrópoles sobrevoou a região nesta sexta-feira (20/9)
Quem passa pelo local, nota operários trabalhando próximo ao estádio
Novo comércio pertence a um grupo atacadista
1 de 9

Iphan vai inspecionar nova obra no Complexo da Arena BRB

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 9

Metrópoles sobrevoou a região nesta sexta-feira (20/9)

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 9

Quem passa pelo local, nota operários trabalhando próximo ao estádio

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 9

5 de 9

Novo comércio pertence a um grupo atacadista

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
6 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
7 de 9

Local ficará do lado da Arena BRB Mané Garrincha

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
8 de 9

Espaço tem autorização para ser explorado

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
9 de 9

Obra precisa estar em conformidade com projeto aprovado pelo órgão

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Inspeção do Iphan

Na tarde desta sexta-feira (20), o Iphan anunciou que fará uma inspeção técnica até a próxima terça-feira no empreendimento. Pouco depois, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), também comunicou que tomou conhecimento dos fatos divulgados pela imprensa e instaurou procedimento para investigar a obra.

Em nota, a Arena BRB disse que o emprendimento visa proporcionar mais opções de lazer à cidade. Leia abaixo, na íntegra:

A concessionária Arena BSB esclarece que as obras iniciadas recentemente são parte de uma nova área comercial e de entretenimento, que vai trazer ainda mais opções de lazer para a população brasiliense. Buscando sempre a transparência e o diálogo, paralisaremos estas obras até garantir o alinhamento do projeto com os interesses dos cidadãos de Brasília, através do diálogo com as autoridades competentes. Desde que assumiu a concessão, a Arena BSB sempre esteve empenhada em modernizar os equipamentos concedidos, e já se tornou uma referência no turismo de nossa cidade, recolocando Brasília no roteiro dos grandes shows e eventos esportivos nacionais e internacionais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?