metropoles.com

Após MP acionar Justiça, Ibaneis diz que edital do ICTDF está pronto

MPDFT quer pôr fim à intervenção do GDF no Instituto de Cardiologia e Transplantes. Ibaneis diz que edital para nova gestão está pronto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF ameaça fechar as portas
1 de 1 Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF ameaça fechar as portas - Foto: Deiviane Linhares/Especial Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com uma ação judicial na tentativa de encerrar a intervenção administrativa do Governo do Distrito Federal (GDF) no Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF), decretada em dezembro de 2023.

O MPDFT pediu, ainda, a abertura de chamamento público para seleção da nova entidade responsável pela gestão da unidade de saúde.

Em abril, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a determinação de início do processo de seleção para a administração do ICTDF. Nesta sexta-feira (1º/11), ele disse à coluna Grande Angular que o edital está pronto e que vai conferir pessoalmente toda a documentação.

O governador estava em viagem oficial à Europa, mas informou que retornou ao Brasil e que chegará à capital federal na próxima segunda-feira (4/11).

O MPDFT apresentou a ação civil pública na segunda-feira (28/10). A instituição entendeu que a Secretaria de Saúde (SES-DF) descumpriu a recomendação conjunta da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), emitida em abril último, que cobrava a abertura do chamamento para o novo contrato de gestão do ICTDF, de modo que a intervenção fosse encerrada.

O ICTDF, que funciona com recursos públicos, é responsável por 85% dos serviços de cardiologia e transplantes da capital federal. A unidade de saúde também recebe 100% dos pacientes cardiopatas pediátricos de alta complexidade e, em 2023, teve receita bruta de R$ 169,4 milhões.

O GDF decretou a intervenção no ICTDF em dezembro de 2023, após a então responsável pela gestão, Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), suspender todos os procedimentos eletivos invasivos que demandassem insumos para transplantes de coração e rim, por falta desses itens, além de transplantes de medula óssea, recebimento de órgãos e outros serviços essenciais.

A FUC alegou, à época, que a Secretaria de Saúde havia deixado de fazer repasses à administração do hospital, o que ameaçou a manutenção das atividades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?