metropoles.com

Após Janja criticar Praça dos Três Poderes, secretário fala de reforma

O secretário de Cultura do DF, Claudio Abrantes, disse que o projeto de restauro está em adequações para atender a pedido do Iphan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra Janja, a primeira-dama, com auxiliares em frente ao STF, na Praça dos Três Poderes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Janja, a primeira-dama, com auxiliares em frente ao STF, na Praça dos Três Poderes - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após a crítica da primeira-dama da República, Janja da Silva, o secretário de Cultura do Distrito Federal, Claudio Abrantes, falou que há um projeto de reforma e restauro da Praça dos Três Poderes em discussão junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo Claudio Abrantes, o processo sobre a reforma existe desde 2021. O Iphan fez observações e pediu adequações do projeto do espaço. A Praça dos Três Poderes é tombada em âmbito distrital e nacional, por isso, qualquer intervenção depende do aval do órgão federal.

“A gente tem avançado no diálogo. O Iphan tem orientado quanto às adequações que têm de ser feitas no projeto e a nossa expectativa é que, com as adequações em andamento, a gente consiga, neste próximo semestre, avançar muito para fazer restauro amplo da Praça dos Três Poderes”, disse o secretário de Cultura.

Na tarde desta sexta-feira (5/1), Janja visitou a Praça dos Três Poderes e detonou o estado do ponto turístico. “Eu passei aí antes do recesso e estava meio indignada pelo abandono que a Praça dos Três Poderes estava. O cuidado e a manutenção é do GDF. Eu comentei com o presidente: não é possível que o principal ponto turístico de Brasília, que é a Praça dos Três Poderes – e agora em janeiro todo mundo vem para conhecer – está abandonada”, afirmou a primeira-dama a jornalistas.

Claudio Abrantes disse que o restauro e a reforma da praça são complexos. “O restauro envolve as pedras portuguesas, que é algo muito delicado, muito complexo falar em substituição. Isso não é aceito. Tem que ser restaurada por profissionais especializados. Vamos incluir nessa nova proposta a questão de acessibilidade e iluminação também”, afirmou.

O projeto de restauro, contando com um aditivo que será feito para contemplar as adequações solicitadas pelo órgão federal, custará aproximadamente R$ 100 mil, segundo Abrantes. Depois que a proposta for liberada pelo Iphan, o GDF fará uma licitação para contratar empresa responsável pelo restauro.

Segundo o secretário, a próxima reunião com o Iphan ocorrerá no fim deste mês.

O que diz o Iphan

O Iphan se manifestou por meio de nota. O órgão salientou estar em contato permanente com a pasta local e que o projeto para restaurar o espaço está em andamento, mas respeitando as características do cartão-postal. Leia abaixo, na íntegra:

“Em 2018, o Iphan elaborou o inventário da Praça dos Três Poderes. O documento foi apresentado à Secretaria de Cultura do DF. O GDF é o responsável pela manutenção do local. Cabe ao Iphan orientar e dar as diretrizes para o restauro do espaço.

Entre 2022 e 2023, o Iphan se manifestou quatro vezes sobre diferentes versões do projeto submetido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. O primeiro parecer do Iphan foi dado em agosto de 2022 e o último deles, em maio de 2023.

O Iphan está em diálogo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. O órgão apresentará um novo projeto para o local, e, em seguida, o documento será analisado pelo Iphan com a maior brevidade possível.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?