Após ataque hacker, GDF atualiza sites nesta 4ª: “Não afetou serviços”
Em nota, o GDF disse que “o acesso indevido a dois sites institucionais do governo, ocorrido ontem, não afetou os serviços prestados”
atualizado
Compartilhar notícia
Após a invasão hacker ao servidor do GDF na terça-feira (1º/3), o Governo do Distrito Federal (GDF) atualizou os sites e restabeleceu os portais na madrugada desta quarta-feira (2/3). Em nota, o GDF anunciou que “o acesso indevido a dois sites institucionais do governo, ocorrido ontem, não afetou os serviços prestados”.
“Imediatamente após a detecção do acesso, todos os portais institucionais foram indisponibilizados para verificação de segurança. Não houve invasão dos sistemas de informação, nem acesso aos dados corporativos do GDF. Assim, não houve prejuízos para o governo nem para os cidadãos”, ressalta o comunicado.
Ainda conforme o governo local, os sites “foram atualizados, testados e restabelecidos”. “Todos os serviços estão funcionando normalmente, desde a madrugada de quarta-feira (2/3).”
“O GDF investe, constantemente, em segurança e novas tecnologias para ampliar e garantir o acesso da população aos serviços oferecidos pelo governo na internet, de forma ágil e segura”, conclui o texto.
Hacker que invadiu portal do GDF já derrubou outros sites oficiais
PCDF investiga
Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF entraram no circuito para apurar a invasão hacker ao servidor do GDF. Na terça-feira (1º/3), os sites oficiais do Palácio do Buriti e da Secretaria de Saúde foram alvo do pirata cibernético.
A tela de entrada do portal do governo ostentava a imagem clássica da franquia do filme norte-americano Purge — conhecida por ter um palhaço armado, com a bandeira dos Estados Unidos como máscara. Os policiais trabalham para identificar o servidor e o computador de onde teria partido o ataque.
“Quem diria que um plugin desatualizado me daria acesso ao servidor do Governo do Distrito Federal… Não adianta de nada esse firewall aí com esse plugin desatualizado porra. Alguém chama a equipe de TI do TSE para cuidar desse servidor aqui. HAHAHA. Com certeza ficará ‘inhackeavel’. Achei que era em Brasília que o pessoal levava a segurança a sério. Acho que me enganei. Pau no cu de todos os engravatados de Brasília. Vão se fuder seus vermes parasitas [sic]”, diz a mensagem.
O hacker finaliza a mensagem com “Tô de volta porra [sic]”. No canto inferior do site, consta o endereço do perfil do criminoso nas redes sociais.