metropoles.com

Ao decretar prisões, Moraes diz que QG estava infestado de terroristas

O ministro do STF Alexandre de Moraes pontuou três fatos que comprovariam “omissão” e “conivência” de autoridades com atos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra Ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes. - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes. - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, estava “infestado de terroristas”.

Ao decretar a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Fábio Augusto, o ministro afirmou que “a omissão e a conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas” em três fatos.

Alexandre Moraes apontou “total inércia no encerramento do acampamento criminoso na frente do QG do Exército, nesse Distrito Federal, mesmo quando patente que o local estava infestado de terroristas, que inclusive tiveram suas prisões temporárias e preventivas decretas”.

De acordo com o ministro, outro ponto que atestaria “omissão” e “inércia” das autoridades no ato que culminou na invasão do STF, Congresso e Palácio do Planalto é a “ausência de necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da PMDF”.

O ministro ainda escreveu que os então responsáveis pela segurança do DF autorizaram “mais de 100 ônibus a ingressarem livremente em Brasília, sem qualquer acompanhamento policial, mesmo sendo fato notório que praticaram atos violentos e antidemocráticos”.

A Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão do ex-comandante-geral da PMDF, nesta terça-feira (10/1). A corporação também fez busca e apreensão na casa de Anderson Torres, no Jardim Botânio (DF), mas a prisão ainda não foi cumprida porque o ex-secretário está nos Estados Unidos. Ele planeja voltar ao Brasil em breve, segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

Alexandre de Moraes decreta prisões após atos de vandalismo by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?