metropoles.com

Alunos da UnB e de outras universidades pedem impeachment de Bolsonaro

Iniciativa reúne 45 entidades de representação estudantil do país, que questionam delitos nas respostas do governo à pandemia da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Álvaro Cerqueira
Estudantes pedem impeachment de Bolsonaro
1 de 1 Estudantes pedem impeachment de Bolsonaro - Foto: Divulgação/Álvaro Cerqueira

O Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e o Centro Acadêmico XI de Agosto da Universidade de São Paulo (USP) coordenam iniciativa com 45 entidades de representação estudantil do país para a apresentação de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As solicitações devem ser apresentadas nesta quarta-feira (31/3), dia do aniversário de 57 anos do golpe militar de 1964.

O pedido de impeachment do Centro Acadêmico de Direito da UnB foi protocolado nesta manhã. O documento diz que “Bolsonaro banalizou a prática de crimes de responsabilidade” e afirma que houve delitos nas respostas do governo federal à pandemia da Covid-19.

“Não existem dúvidas de que esse resultado dantesco se deve, em grande medida, à empreitada negacionista e anticientífica liderada pelo Sr. Jair Messias Bolsonaro. A recusa em coordenar uma estratégia nacional para a contenção do vírus, através do Ministério da Saúde; de fazer a parte que lhe cabia na aquisição de vacinas e na imposição de barreiras e medidas sanitárias; o estímulo a comportamentos propagadores da doença; e as demais condutas narradas nesta denúncia demonstram sua responsabilidade direta sobre o quadro calamitoso em que nos encontramos”, pontua.

Alunos foram para frente do Congresso Nacional, nesta manhã, e abriram uma faixa de 20 metros que dizia: “Estudantes de direito pelo impeachment”.

Também nesta quarta-feira, líderes da Oposição e Minoria no Senado e na Câmara dos Deputados apresentaram um novo pedido de impeachment do presidente da República. Esta é 75° solicitação de afastamento de Bolsonaro desde 2019, segundo a Secretaria-Geral da Mesa.

No documento, os parlamentares argumentam que o presidente está tentando, de forma autoritária, se apropriar indevidamente e para interesses pessoais das Forças Armadas, com “ameaça evidente à democracia”.

Ditadura

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) divulgou nota afirmando que a ditadura militar foi “um dos episódios mais nefastos da história recente desse país”. A entidade pediu a saída de Bolsonaro do cargo.

“É inadmissível que o presidente da República, diante das conquistas democráticas do povo brasileiro e suas heroicas lutas, reduza a gravidade desse momento a um nada histórico, arvorecendo-se a organizar uma comemoração revanchista da ditadura militar nesse país, silenciando novamente a memoria, os sobreviventes e a história”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?