metropoles.com

Alteração transformaria FCDF em “fundo de pensão”, diz Ibaneis

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a defender a manutenção do critério atual de reajuste do Fundo Constitucional do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é entrevistado pela jornalista Isadora Teixeira no estúdio Metrópoles
1 de 1 Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é entrevistado pela jornalista Isadora Teixeira no estúdio Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a mudança proposta pelo governo federal transformaria o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) em um “fundo de pensão”. O chefe do Palácio do Buriti acrescentou que, se colocada em prática, a proposta também impedirá novas contratações.

“Com essa regra que foi proposta pelo governo federal, vamos limitar o crescimento do fundo, e nós não vamos conseguir ter novas contratações, sem contar que somente o crescimento vegetativo faria com que, em 10 anos, esse fundo se transformasse em um fundo de pensão, porque só vai dar para pagar aposentados e pensionistas. Isso vai colocar o Distrito Federal e toda sua população numa situação muito ruim”, disse.

Em entrevista à coluna Grande Angular, Ibaneis ressaltou a importância do FCDF para manutenção de serviços essenciais. “O fundo cuida da nossa segurança de forma integral e auxilia no pagamento da saúde e da nossa educação. Então, isso tem impacto direto na vida da população do Distrito Federal”, explicou.

Assista ao trecho da entrevista em que Ibaneis fala do FCDF:

O governador disse que terá uma reunião, na próxima semana, com o relator do pacote fiscal na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Até o momento, PP, PSD, MDB, PL, Republicanos, União Brasil, PSB-DF, PT-DF e PCdoB-DF se manifestaram contra a mudança no Fundo Constitucional. Ibaneis calcula que há mais de 260 deputados federais contrários à medida.

A proposta que tramita no Congresso troca a base de cálculo do FCDF atual, da variação da receita corrente líquida pela inflação.

Assista à íntegra da entrevista com Ibaneis Rocha:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?