metropoles.com

Agentes penitenciários do DF mantêm paralisação até segunda (17/10)

Atendimento a advogados e oficiais de Justiça continuará suspenso. Visitas serão liberadas quarta e quinta por causa do Dia das Crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook Sindpen-DF
DPOE agentes penitenciários do DF
1 de 1 DPOE agentes penitenciários do DF - Foto: Reprodução/Facebook Sindpen-DF

Em assembleia na manhã desta terça-feira (11/10), os agentes penitenciários do Distrito Federal decidiram manter a paralisação iniciada na segunda (10). Assim, atividades como o atendimento a advogados e a oficiais de Justiça, e a escolta judicial nas unidades prisionais continuarão suspensas. Também estão previstas alterações na rotina de visitas aos presos.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen), Leandro Allan, afirmou que, no entanto, esta semana, em função do dia das crianças, as visitas entre quarta e quinta ocorrerão normalmente.

Leandro Allan disse que, até o momento, o governo não respondeu às tentativas do sindicato de negociar. “É um total descaso. Algumas das nossas reivindicações não envolvem sequer orçamento e o governo não se dispõe a atendê-las”, reclamou o presidente do Sindpen.

A categoria pede a criação de um departamento penitenciário e de uma comissão de processo disciplinar (CPD) composta somente por agentes de atividades penitenciárias. Hoje, quando os agentes apresentam comportamentos irregulares, os eventuais envolvidos são julgados e punidos por policiais civis.

Os profissionais também reivindicam o pagamento da última parcela do aumento salarial aprovado e sancionado em 2013. O percentual de 15% deveria ter sido acertado em setembro de 2015. Há também, entre os pedidos, a inclusão aos salários do adicional de insalubridade em grau máximo. O acréscimo equivale a 20% do vencimento base dos servidores, que, na maioria das vezes, lidam diretamente com os detentos em ambientes insalubres. A categoria já recebe 10% dessa gratificação.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, disse ao Metrópoles na segunda que definiria as estratégias para amenizar os prejuízos com a paralisação dos agentes depois da assembleia desta terça (11). Segundo Márcia, a pasta buscará meios de suprir as necessidades do sistema durante a paralisação dos agentes penitenciários.

Uma nova assembleia está marcada para as 9h da próxima segunda-feira (17/10).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?