metropoles.com

Advogado Marcone Guimarães morre aos 53 anos de Covid-19

Ele foi conselheiro da OAB-DF e presidiu a Comissão de Direito do Trabalho. Amigos fizeram uma carreata para homenageá-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Adv
1 de 1 Adv - Foto: Reprodução

O advogado trabalhista Marcone Guimarães, 53 anos, morreu nesse sábado (15/8). Ele estava internado e não resistiu às complicações do coronavírus. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) divulgou uma nota lamentando o falecimento.

“Marcone sempre será uma grande referência de honestidade e retidão para todos nós. Nesse momento de dor, desejo toda a força para a família e amigos. Que Deus o proteja e sua alegria constante diminua a dor dos que ficam!”, declarou o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.

Marcone Guimarães foi conselheiro seccional da OAB-DF, presidiu a Comissão de Direito do Trabalho e exerceu a vice-presidência da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF). Ele realizou relevantes serviços à categoria.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que também é advogado, lamentou a morte de Marcone. Os dois eram bem próximos. “Perdi um dos meus maiores amigos, 25 anos juntos. Ele era demais, amigo e parceiro. Deus o guarde e proteja os seus filhos e mulher”, disse Ibaneis à coluna.

Amigos o descrevem como marido dedicado e pai sempre presente. “Amigo de todos, pessoa disponível, um ser de luz”, diz trecho da nota da OAB.

“A advocacia hoje acorda mais triste e com uma inestimável perda com a passagem do querido, amado e inesquecível advogado trabalhista Marcone Vieira”, afirmou o ex-presidente da OAB-DF Juliano Costa Couto.

Guimarães era flamenguista e gostava de motociclismo. Em homenagem, familiares e amigos fizeram uma carreata em direção ao crematório.

Assista imagens da carreata:

Confira homenagens prestadas ao advogado:

 

Ver essa foto no Instagram

 

“A felicidade é conhecida por seus estados de abstinência” (Émile Ajar). Tivemos a felicidade de ter ao nosso lado, por tantos anos, os braços, os sorrisos, os conselhos, a calma, o andar jeitosamente alegre e bonachão, próprio das pessoas afetuosas, do querido amigo Marcone Guimarães. Um símbolo. Um advogado. Um colega. Um amigo. Mas hoje a felicidade nos impõe a abstinência. Dizer “sentimento” ou “pêsames”? Por certo, sim. Normal que assim seja. Porém, a “nota de pesar” que está em nossos peitos é formada de silêncio. O silêncio da reflexão. O silêncio do respeito. O silêncio da saudade, este sentimento que dói, e, como disse o autor citado no início: “as coisas mais difíceis de curar não são as doenças”. Como nos curar dessa privação, quando estamos “abandonados a dias sem rumo” (Camus), com essa surpresa da (des)caminhada do nosso irmão querido? Momento para refletir. Hora para pensar. Recordar cada gesto de Marcone, de afeto, de gentileza, graciosidade, brandura, amabilidade, galhardia. Lembrar da sua elegância ao falar, do seu trato com todos, dos seus afagos. Hoje a saudade está pulsando em nossos peitos, em nossos corações, porque há amor por Marcone (“É preciso amor pra poder pulsar; é preciso paz pra poder sorrir; é preciso a chuva para florir”, Amir Sader e Renato Teixeira). E é buscando forças nesse amor, que encontramos impulso para manifestar nossa gratidão por cada momento vivido ao lado do Marcone, para lhe agradecer cada gesto seu que nos deu “paz pra sorrir”, por cada sorriso seu que nos serviu de “chuva para florir” com flores de paz, de fraternidade, de carinho. Entre as flores estão a esposa Sandra e os filhos Guilherme e Gabriel, anjos de um ser que foi luz. E nos iluminará sempre. O DNA do nosso Marcone ficará para sempre na AAT-DF, que teve a honra de sua presença nos seguintes cargos: 2013-2015 Representante da ABRAT suplente 2015-2017 Vice-presidente 2017-2019 2019 até 15.08.2020 Secretário Geral O fraterno abraço da família AAT-DF aos familiares, amigos, clientes, colegas, com pesar, profundo, imenso, indescritível. #marconepresente #aatdf Texto: Nilton Correia

Uma publicação compartilhada por AATDF (@aatdf1) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

A Advocacia hoje acorda mais triste e com uma inestimável perda com a Passagem do querido, AMADO e INESQUECÍVEL Advogado Trabalhista Marcone Vieira… 😞😢 Meu Deus do céu. Parece mentira. Cara total do BEM. Como amigo, como advogado, como membro do grupo da OAB, como marido, como PAI… Muito triste do lado de cá. 😢😞🙏 Que Sandra e a família encontrem as forças necessárias para esse duríssimo momento… Imagino o buraco no peito. Vá em paz irmão, faça o céu mais feliz e mais rubro-negro. Só ficam ótimas lembranças! 🙏😞 Abraços do amigo e admirador, Jcc. #oab #luto #oabdf #aatdf #advocaciatrabalhista #familia

Uma publicação compartilhada por Juliano Costa Couto (@julianocosta.couto) em

Colaborou Isadora Teixeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?