metropoles.com

Advogado entra com ação para impedir Renan e Jader Barbalho em CPI

Cotado como relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros declarou suspeição para tratar dos temas envolvendo Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Uma ação popular apresentada à Justiça Federal, nesse sábado (24/4), pede liminar para impedir que os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA) participem da CPI da Pandemia. Na noite anterior, o processo havia sido iniciado erroneamente no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), esclareceu o autor, o advogado Hazenclever Lopes Cançado.

A ação alega que Renan (foto em destaque) é pai do governador de Alagoas, Renan Filhos (MDB); e Jader é pai do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), dois estados que podem se tornar alvos da comissão.

“Assim, é de clareza solar que os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho não podem, sequer, integrar a CPI Covid-19, pois as administrações dos estados que seus filhos governam serão investigadas, já que receberam recursos federais para o combate da pandemia”, pontuou.

Na noite de sexta-feira, Renan Calheiros se antecipou e declarou suspeição para votar ou relatar apenas as questões que envolvam Alagoas. O senador é cotado com o futuro relator da CPI.

Um outro processo, de autoria da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), tramita na Justiça Federal com o objetivo de barrar a indicação de Renan para a relatoria do colegiado. Segundo a bolsonarista, o emedebista não tem “dignidade e ilibada reputação” para assumir o cargo.

A CPI da Covid-19 vai investigar omissões e possíveis crimes do governo federal em relação à pandemia. Também está prevista a convocação de ao menos seis ministros ou ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para que deem explicações sobre o enfrentamento à crise no país.

A CPI vai ser instalada na próxima terça-feira (27/4), dia em que serão definidos presidente, vice-presidente e relator do colegiado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?