metropoles.com

Justiça homologa acordo que mantém André Clemente conselheiro do TCDF

O desembargador do TJDFT Alfeu Machado homologou o acordo que garante próxima vaga do TCDF para auditor de carreira do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabiano Neves / GDF
André Clemente
1 de 1 André Clemente - Foto: Fabiano Neves / GDF

Um acordo homologado nesta quinta-feira (17/11) encerra o processo que questionava a indicação e nomeação de André Clemente para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Agora, a permanência de André Clemente no TCDF está garantida judicialmente.

Clemente atuava como secretário de Economia quando foi indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para o TCDF, em 2021. Originalmente, a vaga deveria ter sido preenchida por uma auditor de carreira do TCDF, mas não havia nenhum. Clemente era auditor concursado do Governo do DF.

A Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon) entrou com um processo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para impedir que Clemente ficasse no TCDF.

O desembargador do TJDFT, Alfeu Machado, deferiu liminar para sustar a nomeação de Clemente, em dezembro do ano passado. Mas, em seguida, a decisão foi suspensa pelo então presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

Recentemente, uma nova decisão judicial colocou a permanência de André Clemente no TCDF em risco. Em 22 de setembro, a nova presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, derrubou a liminar de Humberto Martins. O caso voltou para o TJDFT, onde já havia tido decisão contra Clemente.

Mas antes que o desembargador Alfeu Machado tomasse mais uma decisão sobre o caso, as partes firmaram um acordo. O documento prevê que André Clemente fique na vaga atual, mas determina que a próxima seja preenchida por um auditor de carreira do Tribunal. A exceção é se a cadeira for para um integrante do Ministério Público junto ao TCDF, que não participou do acordo.

O acordo foi assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha; pelo presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB); pelo presidente do TCDF, conselheiro Paulo Tadeu; pelo procurador-geral do DF em substituição, Idenilson Lima da Silva; e por Marcos Bemquerer Costa, representante da Audicon. O desembargador Alfeu Machado homologou o acordo na tarde desta quinta-feira (17/11).

“No caso dos autos, diante dos efeitos concretos da nomeação do Conselheiro André Clemente para cargo vitalício no Tribunal de Contas do Distrito Federal, o que deve ser preservado, e considerando que os termos do acordo proposto assegura a recomposição da representatividade técnica constitucional da Corte de Contas já na próxima oportunidade de livre escolha, a ser atendido em oportunidade em que já tenha sido alcançada a recomposição dos quadros de auditores, mostra-se plausível se concluir que a homologação do a justado atende a ratio decidendi revelada na jurisprudência do STF”, escreveu o desembargador.

À coluna, André Clemente disse que “o acordo é a convergência de diversas pretensões em favor do interesse público”. “A legalidade da nomeação resta reconhecida. Continuarei trabalhando pelo Distrito Federal e sua população como tenho feito ao longo dos últimos 33 anos. Agradeço a todos os companheiros dessa luta: governador, Casa Civil, PGDF, TCDF e conselheiros, CLDF e amigos!”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?