metropoles.com

Abuso de autoridade: chefes de Polícia Civil do país confiam em veto

Em nota, o CONCPC, presidido pelo diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, criticou aprovação do projeto de lei pelo Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Polícia civil pcdf operação
1 de 1 Polícia civil pcdf operação - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), presidido pelo diretor-geral da corporação no Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, emitiu uma manifestação nesta segunda-feira (19/08/2019), na qual se posiciona contra o projeto de lei do abuso de autoridade. A entidade, que reúne dirigentes das polícias civis de todas as unidades da Federação, espera que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), vete a matéria aprovada no Congresso Nacional.

“O CONCPC confia que o presidente da República, em sintonia com os elevados anseios sociais e sensível ao momento histórico vivenciado pelo país, terá o cuidado de vetar o texto aprovado, de sorte a evitar a inibição e intimidação de agentes públicos que integram o sistema de persecução criminal, preservando-se, desta feita, o interesse público e o Estado democrático de direito”, destaca trecho do texto.

Aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 7.596/17 aguarda deliberação do chefe do Executivo. O Conselho foi além e criticou a atuação do Congresso: “Voltou os esforços justamente contra aqueles que, a despeito de todas as dificuldades, se dedicam a lutar pela ordem, segurança pública e defesa da Justiça”.

Conforme a proposta, os crimes de abuso de autoridade cometidos por servidores públicos serão configurados quando as condutas tiverem finalidade específica de prejudicar outra pessoa ou beneficiar a si mesmo ou a terceiros, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”. Como consequências da condenação, estão: indenização; perda do cargo, mandato ou função pública; ou inabilitação por 1 a 5 anos.

Leia a íntegra da nota:

Conselho Nacional dos Chefe… by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?