metropoles.com

Abrasel-DF e Sindhobar são contra passaporte vacinal: “Não é efetivo”

A Abrasel-DF e o Sindhobar são contra comprovação de vacinação, após 100 bares e restaurantes fazerem abaixo-assinado a favor da medida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Dois homens sentados em bar
1 de 1 Dois homens sentados em bar - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Distrito Federal (Abrasel-DF) e o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), nesta terça-feira (1º/2), manifestaram-se desfavoravelmente à exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19 para a entrada em estabelecimentos na capital.

No DF, 100 bares e restaurantes querem cobrar passaporte da vacina

Mais cedo, a coluna revelou que 100 bares e restaurantes do DF participam de abaixo-assinado a favor do passaporte da vacina. O documento será levado ao governador Ibaneis Rocha (MDB).

Como as vacinas funcionam no organismo:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Em nota emitida nesta tarde, a Abrasel-DF e o Sindhobar alegaram que o passaporte vacinal “não é uma medida efetiva, dá uma falsa segurança de que quem tomou a vacina não pode transmitir a doença, além de criar a responsabilidade da fiscalização na entrada dos estabelecimentos”.

“A preocupação com a saúde e a vida das pessoas continua sendo prioridade das entidades, que defendem com veemência a adoção e o cumprimento de todos os protocolos de segurança exigidos por lei”, afirmaram.

Presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro argumentou que “o fato de as pessoas terem tomado as duas doses da vacina não impede que estas pessoas possam se contaminar e transmitir o vírus, só minimiza os sintomas e evita as complicações da doença”.

O presidente do Sindhobar, Jael Silva, explicou que há dificuldades para a aplicação da exigência do comprovante de vacinação. “Como proceder no caso de um cliente se recusar a apresentar o passaporte? Se tiver tumulto, acionamos a polícia? Estamos certos de que as medidas de segurança adotadas em nossos estabelecimentos têm se mostrado mais efetivas ao enfrentamento da Covid-19 e não podemos afrouxar esses protocolos”, defendeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?