metropoles.com

Abin: servidores publicam carta para cobrar fortalecimento da carreira

Associação de servidores da Abin publicou carta aberta para cobrar concurso público, recomposição salarial e melhores condições de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Abin - Metrópoles
1 de 1 Abin - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) divulgou uma carta aberta para cobrar ações voltadas ao fortalecimento da carreira, como abertura de concurso público e garantia de recomposição salarial.

O documento elaborado pela entidade de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirma que quatro em cada cinco vagas de trabalho no órgão federal estão desocupadas e que a carreira tem um dos maiores quadros de vacância entre as de servidores públicos da administração pública federal.

Atualmente, a agência têm menos de um terço do número de servidores com que conta a Polícia Civil da menor unidade da Federação do país, segundo a Intelis.

“Pertencemos à carreira de Estado com maior arrocho salarial desde 2011 e, até agora, nem sequer foi aberta mesa de negociação no Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos”, destacou a união.

Para a entidade, os servidores trabalham sob um regime normativo “precário”, que também leva “insegurança e incerteza” quanto a atribuições e ferramentas laborais básicas.

Movimentos de categorias

O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocaram uma paralisação por reajuste salarial, para a próxima terça-feira (12/12).

Além disso, outros setores sinalizaram disposição para entrar em greve em busca de recomposição salarial, a exemplo da Receita Federal e da Polícia Federal (PF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?