metropoles.com

“A pauta do momento, liderada por Dino, é possível Guarda Nacional”, diz interventor

O interventor federal Ricardo Cappelli falou sobre a possível criação de uma Guarda Nacional, no DF, para proteção dos Três Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Especial Metrópoles
Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles
1 de 1 Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

O interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, disse que a pauta do momento, liderada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, é a possibilidade de criação da Guarda Nacional.

Cappelli informou à coluna que esta foi a conversa que teve com o deputado distrital Fábio Felix (PSol), que levou até ele a preocupação com a possibilidade de federalizar as forças de segurança distritais e acabar com o Fundo Constitucional do DF. O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) deu entrada em uma PEC com essa finalidade.

Segundo o interventor, essa Guarda Nacional teria como principal atribuição a proteção dos Três Poderes. A ideia é uma resposta do governo federal após a crise institucional deflagrada com a possível omissão e contribuição de policiais militares na invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

“As atribuições e o formato ainda estão em discussão”, disse Cappelli. O que é dado como certo no projeto é a proposta de a Guarda Nacional ficar vinculada diretamente ao governo federal.

Atualmente, a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do DF são custeados com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF. Mas a gestão é feita pelo Governo do DF.

O orçamento do FCDF, em 2023, é de R$ 23 bilhões. Os recursos também pagam parte da educação e saúde da capital da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?