Vasco e Botafogo jogam duro e não assinam acordo com a Band
Emissora tem os direitos de transmissão do Cariocão 2023, mas isso não inclui os jogos desses dois times quando eles forem mandantes
atualizado
Compartilhar notícia
Como publicamos aqui na coluna dias atrás, o Cariocão de 2023 será transmitido pela Band. Só que a história não é bem assim. O contrato da emissora com a FERJ é de três anos, e prevê pelo menos 26 jogos na próxima temporada, mas há um impasse com Vasco e Botafogo, que não assinaram o acordo.
Esses dois clubes estão fora do contrato assinado com a Brax Sports, empresa responsável pela comercialização do projeto. Em síntese, Vasco e Botafogo ainda não sabem onde exibirão seus jogos como mandante no Campeonato Carioca. E não será na Band.
Em entrevista à Rádio Tupi, do Rio, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, tentou explicar como ocorreram as negociações:
“A Brax Sports ofereceu aos clubes uma garantia mínima. Ou seja, os clubes entram no campeonato com um planejamento já sabendo o quanto irão receber de recursos. O valor foi de R$ 45 milhões, depois para R$ 50 milhões, que seria distribuído entre os quatro. Dessa discussão, desse critério, quem vai receber quanto, a Ferj não participa disso. O critério é estabelecido por uma decisão democrática”, disse o presidente.
Entretanto, voltou a velha discussão de valores igualitários, e Rubens Lopes ainda tentou argumentar:
“No mundo do futebol existe desigualdade, de acordo com o apelo comercial. Evidente que o patrocinador da camisa de um clube, não paga a mesma coisa para outro. Desigualdade em função do interesse comercial, isso acontece em todas as ligas”, declarou.
Lopes disse na entrevista que em determinados momentos chegou a sair da sala para deixar os dirigentes dos quatro clubes cariocas mais à vontade na mesa de negociação:
“Vasco e Botafogo, radicalmente, disseram que se a divisão não fosse igualitária, não iriam aderir. O prazo era curto, mas em função da intransigência desses clubes, que durante dois anos não receberam nada e agora radicalizaram. A FERJ não pode impor adesão. Quem quiser adere, quem não quiser, não adere. Quando lemos que a Ferj privilegiou, é uma declaração leviana, inconsequente e insana”, disse.
Em síntese, a Band poderá transmitir jogos de Vasco e Botafogo apenas quando esses dois clubes não forem mandantes.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!