Um Raio X da Libertadores. Saiba como estão os brasileiros até agora
O Palmeiras, bicampeão do torneio, faz a melhor campanha, com 100% de aproveitamento
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos dois anos, só deu Brasil na Libertadores. Foram duas finais seguidas com times brasileiros: Palmeiras 1 x 0 Santos, em 2020; e Palmeiras 2 x 1 Flamengo, em 2021. Este ano, passamos da metade da fase de grupos, com quatro rodadas disputadas, e vamos saber quem tem mais chances de seguir adiante.
O Palmeiras tem 100% de aproveitamento no Grupo A, com quatro jogos e quatro vitórias. O Verdão, bicampeão do torneio, já está classificado e caminha para ter, de novo, a melhor campanha da primeira fase. É um dos mais fortes candidatos ao título.
No Grupo B, o Athletico-PR é o lanterna. No seu último jogo, quando foi goleado pelo The Strongest, teve que demitir o técnico Fábio Carille. A situação é preocupante, mas não desesperadora, porque ainda depende apenas do seu próprio esforço para avançar.
O RB Bragantino é o vice-líder do Grupo C, mas tem a metade dos pontos do Estudiantes da Argentina, exatamente o seu próximo adversário em Bragança Paulista.
Com 8 pontos somados até agora, o Atlético-MG é líder do Grupo D. Não deve ter dificuldades de passar para a fase de mata-mata. Seu próximo adversário será o Independiente Del Valle. Nesse mesmo grupo, o América é o lanterna. Dificilmente se classificará.
O Corinthians, depois de perder na estreia, se recuperou e, agora, lidera o Grupo E com 7 pontos. O jogo decisivo será na próxima rodada, em Buenos Aires, contra o Boca Juniors. Se ganhar, antecipará a classificação. Mas o Timão sabe que nada é fácil em La Bombonera.
É curiosa a situação do Fortaleza nesta temporada 2022. É um bom time, mas está na lanterna do Brasileirão e, na Libertadores, ocupa apenas a terceira posição do Grupo F. Jogará fora de casa na próxima rodada, mas o adversário, o Alianza de Lima, é o lanterna do grupo. Precisa ganhar de qualquer jeito.
Finalmente, o Flamengo, líder isolado do Grupo H, com 10 pontos ganhos (três vitórias e um empate). Recebe a Universidad Católica no Maracanã na próxima semana e tem tudo para assegurar a sua vaga na segunda fase.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.