Todos esses “portugas” que estão aqui aprenderam algo com Felipão
Com Vitor Pereira no Corinthians e Luis Castro no Botafogo, a Série A 2022 pode ter cinco técnicos portugueses
atualizado
Compartilhar notícia
O Corinthians anunciou nessa terça-feira (22/2) o acerto com o português Vitor Pereira para comandar a sua equipe nesta temporada. Ele se junta a outros lusitanos que já estão por aqui, como Abel Ferreira, no Palmeiras; Paulo Sousa, no Flamengo; e Luis Castro, que pode ser anunciado a qualquer momento no Botafogo.
Mas já houve um tempo em que os portugueses buscavam ensinamentos de futebol com os nossos profissionais. Veja neste vídeo abaixo como foi o “reinado” de Luis Felipe Scolari como técnico de Portugal, entre 2002 e 2006.
O que eles faziam na época?
Durante o “reinado” de Scolari em Portugal, Jorge Jesus era um técnico desconhecido, sem prestígio algum. Trabalhava no modesto Estrela Amadora, depois foi para o Moreirense e o União de Leiria.
Abel Ferreira, o vitorioso técnico do Palmeiras, ainda era jogador no começo dos anos 2000. Era um esforçado lateral-direito do Vitória de Guimarães. Só começou a sua carreira como treinador em 2013, no time B do Sporting Lisboa.
Paulo Sousa, do Flamengo, também era jogador, atuava pelo Espanyol, de Barcelona. Antes da chegada de Felipão, foi convocado algumas vezes pela seleção portuguesa. Só virou técnico em 2005, nas divisões de base de Portugal.
Vitor Pereira foi um volante de pouquíssimo brilho, sem passagem por nenhum time grande de Portugal ou da Europa. Começou sua carreira de técnico no Padroense (sub-15), Porto (sub-15) e depois no time principal do modesto Sanjoanense, já em 2004/05.
Por fim, Luiz Castro, que pode assumir o Botafogo. Na época de Felipão em Portugal, era técnico do Sanjoanense e do Penafiel. Depois foi para o Porto B, e, posteriormente, para a equipe principal do Porto.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.