Temos a obrigação de botar pelo menos um time na final da Liberta
O ideal seria uma decisão no Maracanã com dois brasileiros, como aconteceu nos últimos dois anos
atualizado
Compartilhar notícia
As duas últimas finais de Libertadores foram disputadas por times brasileiros. Isso apenas comprova a disparidade financeira que existe entre os nossos clubes e os demais participantes – incluindo os argentinos Boca e River.
No torneio deste ano, que começa na próxima semana, temos a obrigação de levar pelo menos um time para a finalíssima, marcada para o dia 11 de novembro. Já imaginou uma decisão no Maracanã sem brasileiros? Seria uma frustração grande demais para todos nós.
A fase de grupos começa no dia 5 de abril e vai até 28 de junho. O sorteio das oitavas de final será em 5 de julho. O mata-mata acontece de 19 a 26 de julho. Já as quartas de final são entre 23 a 30 de agosto. As semifinais vão de 27 de setembro a 4 de outubro.
Quem deu sorte no sorteio?
Já virou quase uma “tradição”, mas o time brasileiro que sempre se dá bem no sorteio dos grupos é o Palmeiras. Aconteceu de novo este ano: o Verdão terá Barcelona, Bolivar e Cerro Porteño. Não que seja exatamente um grupo fácil – porque nada é fácil numa Libertadores – mas só o fato de não pegar jogos na altitude já é uma vantagem.
Diferentemente de Flamengo, Fluminense e Corinthians, que precisarão subir um bocado para jogos contra Aucas, The Stronger e Del Valle, respectivamente. A Conmebol e a Fifa deveriam saber que jogar na altitude é uma insanidade.
Ah, o Fluminense ainda ficou com a “pedreira” do River Plate, que ultimamente tem levado uma média de 75 mil pessoas ao Monumental de Nuñez em seus jogos.
Achei complicado também o grupo com os brasileiros Athletico e Atlético. Teoricamente os dois são favoritos para avançar, mas nunca se sabe.
A preço de hoje, apostaria no Palmeiras como o principal favorito. É um time maduro, organizado e que sabe o que quer. Mas Flamengo, Fluminense e Atlético-MG também têm chances.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!