Técnico de futebol: estrangeiros acima de tudo e de todos
Enquanto isso, aumenta lista brasileiros desempregados. Mas tem também um bom histórico de gringos que fracassaram por aqui
atualizado
Compartilhar notícia
O Atlético-MG, atual campeão brasileiro, confirmou o argentino Antonio “Turco” Mohamed como o seu novo técnico. Assim, os três maiores clubes brasileiros da atualidade têm treinadores estrangeiros: Flamengo (Paulo Sousa) e Palmeiras (Abel Ferreira).
Além destes, em 2022 o futebol brasileiro terá pelo menos mais três gringos na Série A: o paraguaio Gustavo Morínigo, no Coritiba; o argentino Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza; e o uruguaio Alexander Medina, no Inter. É um recorde.
“Dirigente acha agora que treinador brasileiro não tem mais qualidade. Aí vai buscar quem ganhou o que? Jesus ganhou quantas vezes a Copa da Europa? Paulo Sousa ganhou quantas vezes? Se é para trazer gente, é para trazer gente que qualifique nosso futebol”, protesta Celso Roth, técnico brasileiro desempregado.
Assim como Celso Roth, podemos listar aqui uma penca de treinadores brasileiros em busca de emprego: Renato Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo, Fernando Diniz, Luiz Felipe Scolari, Roger Machado, Lisca Doido, Mano Menezes, Eduardo Barroca, Marcelo Chamusca e Dorival Júnior.
Mas tem também uma lista imensa de gringos que passaram por aqui e não deram certo: Miguel Angel (Atlhetico), Ricardo Gareca (Palmeiras), Lothar Matthäus (Athletico), Jorge Sampaoli (esse destruiu o Santos), Edgardo Bauza (São Paulo), Daniel Passarella (Corinthians), Reinaldo Rueda (Flamengo), Rafael Dudamel (Atlético-MG), Domenec Torrent (Flamengo), Juan Carlos Osório, (São Paulo) e Jorge Fossatti (Inter).
“O que determina o mercado é a qualidade e não a nacionalidade. O conhecimento, a grandeza, o histórico. O que ele fez e como fez. Olha o histórico”, sentencia o técnico Tite, da Seleção Brasileira.
Por enquanto, os estrangeiros estão em alta aqui em nosso país.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.