Sobre censura e liberdade de imprensa
A Associação Brasileira de Imprensa protesta contra discriminação do Santos F.C. contra o portal UOL
atualizado
Compartilhar notícia
O Santos cumpriu o que prometeu e proibiu a entrada de profissionais do UOL Esportes no jogo contra o Universidad Católica de Quito, pela Copa Sul-Americana.
Tudo por causa de um comentário de Juca Kfouri, que, após o empate entre Santos x Fluminense pelo Brasileirão, chamou o time paulista de “Ninguém FC”.
Comentei aqui sobre o assunto e – sem entrar no mérito da discussão – tentei argumentar que a atitude do Santos configurava “censura”. Alguns leitores discordaram de mim. Um dele comentou no Twitter:
“O senhor está equivocadíssimo sobre o que é liberdade de imprensa! Chamar um ser humano de “desgraça” e um dos maiores clubes do Brasil de Ninguém, ultrapassa todos os limites da tal liberdade!”
Nesta sexta-feira (15/4), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), emitiu esta Nota, em defesa do UOL:
“ABI protesta contra discriminação do Santos F.C. contra o portal UOL.
A Associação Brasileira de Imprensa protesta, com indignação, contra a atitude da diretoria do Santos F.C. de proibir o ingresso de jornalistas do portal UOL em suas dependências.
A decisão, inaceitável e que configura a prática de censura, foi tomada como represália a críticas do colunista Juca Kfouri, do UOL, à atuação do time numa partida de futebol.
O que pretende a diretoria do Santos? Que os jornalistas esportivos sejam impedidos de criticar as atuações de seu time?
Tal comportamento envergonha a trajetória do clube e a ABI espera que a decisão estapafúrdia seja revista imediatamente. Paulo Jeronimo, presidente da ABI”
Mantenho o meu ponto de vista. Não concordo com a opinião de Juca Kfouri – muito pelo contrário – mas também não posso acreditar que a diretoria do Santos tenha o direito de censurar a imprensa de fazer o seu trabalho.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.